Score de fraude aumenta eficiência de plataforma de segurança

0
30

A CredDefense, plataforma especializada em soluções antifraude, aprimorou suas ferramentas para proteção das negociações feitas pela sua base de clientes de diferentes setores como setores como varejo, financeiras, logística e locação de veículos. A companhia passou a aplicar um score de fraudes próprio, que combina reconhecimento facial com dados comportamentais e cadastrais do consumidor. Assim como ocorre com o score de crédito, o de fraude gera uma pontuação que indica o risco de uma determinada operação.

O modelo tem como base o banco de dados da CredDefense, que reúne informações de consumidores acumuladas ao longo de sete anos de serviços prestados ao mercado. Milhões de registros foram exaustivamente testados para garantir o score e as propensões à fraude. Segundo o CEO José Luis Volpini, a CredDefense captura mais de 130 mil registros diariamente.

Mas como é a combinação de imagem com comportamento? Volpini usa como exemplo o setor de locação de veículos. É comum um mesmo fraudador, com documento clonado ou roubado, ir a várias locadoras num intervalo de poucas horas. Não é razoável alguém locar mais de um veículo quase simultaneamente. Se as lojas estiverem conectadas ao sistema da CredDefense, essa alta frequência vai ser entendida pelo sistema como um comportamento estranho e o atendente será avisado.

"No score de fraudes avaliamos a recorrência, o comportamento do consumidor além da comparação das imagens obtidas pela biometria facial. É uma forma de se antecipar a uma atitude mal-intencionada", diz Volpini.

Em média, entre 1,5% e 2% das transações verificadas por reconhecimento facial pela CredDefense são potencialmente fraudulentas. Somente no setor de locação de veículos foram gerados mais de 10 mil alertas em 2020, o que impediu a perda de aproximadamente R$ 500 milhões.

Segundo Volpini, no segmento de cartões de crédito, a América Latina representa, sozinha 30% das fraudes registradas no mundo. "E o Brasil é relevante nesse aspecto, lideramos o ranking da fraude, aqui este assunto é bem crítico. Temos contribuído para mudar essa realidade com a nossa plataforma", garante Volpini.

Deixe seu comentário