A redução de custos não é mais o principal fator que motiva as companhias a terceirizarem serviços de TI. A pesquisa "Fazendo os resultados de Outsourcing de TI dar certo", realizada na América Latina pela Frost & Sullivan revela que o maior benefício desse modelo, para 71% das empresas, é a possibilidade de elas poderem se concentrar mais nos negócios. O corte de gastos vem em segundo lugar, na opinião de 55%.
O estudo foi contratado pela Unisys e contou com a participação de 30 empresas de grande e médio porte da Colômbia, México e Brasil. A enquête foi realizada no ano passado.
Além de poderem se focar mais nos negócios e diminuírem gastos, as empresas destacaram outros benefícios do outsourcing de TI. Entre as entrevistadas, 39% destacaram menos preocupação com a implantação de novas tecnologias; enquanto 26% apontaram a melhoria de qualidade das funcionalidades de TI; 23% o acesso a recursos humanos profissionais e 23% o alinhamento das operações ao negócio.
Dos três países, o Brasil é o que mais vem contratando serviços de terceiros, onde de 40% a 70% do orçamento de TI são direcionados para outsourcing.
Todas empresas dos três países informaram que contratam serviços de mais de um fornecedor e 90% disseram que preferem parceiros locais por considerarem que o relacionamento e a confiança é o que garante o sucesso da operação. Por este motivo, ainda são poucas as que fizeram o full outsourcing, ou seja, que terceirizaram toda a sua infra-estrutura de TI.
Geralmente, as companhias começam pelos processos mais simples e vão aumentando o escopo do projeto à medida que adquirem confiança no provedor, considerado um sócio.
O estudo constatou que os serviços que as empresas estão terceirizando mais na América Latina são os seguintes:
? 81% – Manutenção de Hardware
? 81% – Suporte de Software
? 81% – Desenvolvimento e gerenciamento de aplicações (ERP, SCM, CRM)
? 71% – Serviços profissionais e de consultoria
? 52% – Gerenciamento de redes
? 39% – Gerenciamento e Consultoria em Segurança da Informação (física e de rede)
? 55% – Suporte para infra-estrutura distribuída