Compartilhamento de terminais beneficia usuário de cartão, diz Fazenda

0

Uso compartilhado de máquina de pagamento com cartão [o terminal de pontos-de-venda, conhecido também como PoS] beneficia consumidor. A afirmação foi feita por Marcelo Ramos, coordenador-geral de Comunicação e Mídia do Ministério da Fazenda, durante debate sobre a regulamentação de cartões de crédito e de débito, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, nesta terça-feira, 23.
Ele citou exemplos de iniciativas de uso compartilhado pelas redes de cartões (Visa, Mastercard, American Express, entre outras) de máquinas usadas para efetuar pagamento com cartão de crédito e débito. A experiência, disse ele, tem sido testada por motoristas de táxi e por representantes de empresas que fazem vendas porta a porta, como as feitas pelas empresas Avon e Natura, de venda direta ao consumidor.
Ramos ressaltou que a exclusividade no credenciamento de lojistas, muitas vezes exigida pelas redes de cartões, limita a disseminação do uso do cartão, e chamou a atenção para que os órgãos do Estado busquem maneiras de atuar para sanar falhas no setor.
Durante audiência pública, a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) cobrou a redução da taxa de juros incidente sobre o pagamento de despesas efetuadas por meio de cartões de crédito ou débito. "Por que um setor que cresce como o de cartões tem juros tão altos?", questionou, cobrando ações urgentes do governo para regular a atuação das empresas do setor. Ela sublinhou a insatisfação da população com as regras atuais. Com informações da Agência Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.