STJ mantém ICMS para ligações internacionais

0

A Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) não atendeu ao pedido de recurso de uma operadora de telefonia móvel e manteve a decisão de segunda instância que concluiu que as ligações telefônicas internacionais caracterizam o fato gerador de imposto sobre circulação de mercadorias e prestação de serviços (ICMS).
A empresa recorreu ao STJ após a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) o qual entendeu que, no serviço de telecomunicações internacional, quando a chamada origina-se no Brasil, usa-se a estrutura material da Embratel e também da concessionária local. Para o TJRJ, a ligação telefônica internacional necessariamente se inicia com o uso da estrutura material da concessionária local eleita pelo usuário para a consecução do seu objetivo.
O TJRJ ressaltou, ainda, que, como o ordenamento positivo atribui responsabilidade de recolher o tributo da concessionária que apresenta a fatura ao usuário dos serviços, a concessionária local deve arcar com essa obrigação tributária.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.