Os preços dos produtos comercializados pela internet registraram inflação de 2,64% em abril, alta de 1,69 ponto percentual em relação ao mês anterior, quando foi registrada inflação de 0,95%. O índice representa também um aumento de 6,41 pontos percentuais na comparação com a inflação observada em abril de 2014 (3,77%), de acordo com o índice e-flation.
No acumulado dos últimos 12 meses, o índice registrou inflação de 0,71%, representando aumento de 1,97 ponto percentual em relação a igual período do ano anterior, quando o índice observado foi de – 1,26%. O indicador, desenvolvido pelo Programa de Administração do Varejo (Provar), da FIA (Fundação Instituto de Administração), em parceria com a Felisoni Consultores Associados e a Íconna, monitora a variação dos preços de produtos ofertados online, acompanhando as tendências no mercado de consumo pela internet.
Somente três categorias apresentaram deflação de preços em março. São elas: "CDs e DVDs" (0,15%), "Cine e Foto" (0,42%), e "Eletroeletrônicos" (0,58%). As demais categorias contabilizaram inflação: "Brinquedos" (4,07%), "Eletrodomésticos" (0,98%), "Informática" (4,3%), "Livros" (5,85%), "Medicamentos" (3,09%), "Perfumes e Cosméticos" (4,82%) e "Telefonia e Celulares" (0,97%).
De acordo com o presidente do conselho do Provar/FIA, Claudio Felisoni de Angelo, "a inflação registrada no período reflete a tendência de aumento dos preços que mesmo diante de um consumo menor ainda resiste na economia".
O e-flation é avaliado a partir da segunda quinzena do mês referente à primeira do mês seguinte. Os itens das categorias analisadas são os mais anunciados e procurados nos sites de comércio online.