A Nielsen/NetRatinhs anunciou uma mudança na maneira de avaliar e de classificar websites. A partir de agora, a empresa de análise e pesquisas deixa de informar os rankings de sites com base em page views (vizualizações de páginas) e passa a registrar o tempo total que os usuários permanecem nos sites, uma medida que, segundo alguns especialistas, pode afetar as empresas de publicidade online.
Segundo a Nielsen, o tempo que os internautas ficam nos sites é a melhor maneira de medir o nível de envolvimento do usuário. A emprega diz que a mudança é necessária em decorrência dos novos hábitos dos usuários, como o crescimento do acesso a vídeos online, e de novos recursos tecnológicos, como o Ajax, que permite aos sites atualizar dados automaticamente nas paginas sem necessidade de uma nova page view.
De acordo com a empresa, o uso de programas como instant messaging e de e-mail tem impulsionado portais como a AOL, Yahoo e o MSN/Windows Live sempre para as primeiras posições dos rankings. A AOL, por exemplo, assumiu no levantamento de maio da Nielsen a primeira posição no ranking nos Estados Unidos, registrando 25 bilhões de minutos. Se na ocasião já tivesse sido aplicado o critério de tempo total que os usuários permaneceram no site, a AOL cairia para a sexta posição. O mesmo aconteceria com o Google, que desceria do terceiro para o quinto lugar, com 7 bilhões de minutos.
As novas tecnologias, segundo a empresa de análise e pesquisas, alterou também a maneira como que os usuários acessam os sites. Com o Ájax, por exemplo, o conteúdo das páginas web são atualizadas (refresh) automaticamente, sem que o usuário precise clicar no ?refresh? para recarregar a página, o que reduziu o número de page views das empresas que antes lideravam os rankings. Agora os e-mails recebidos aparecem também sem pressionar a tecla de verificação de recebimento de correio eletrônico.
A Nielsen fez um teste de uso dos novos critérios, em março passado, para medir a freqüência com que os usuários retornam às páginas.