Carrefour automatiza pedidos e reduz falta de produtos nas gôndolas

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A rede francesa de hiper e supermercados Carrefour já está colhendo os frutos da reestruturação promovida no sistema de reabastecimento de produtos das suas lojas. Considerado o coração da operação, o processo de reposição de estoque foi totalmente automatizado para garantir a eficiência logística da companhia, que realiza 480 mil pedidos diariamente.

Antes da automatização do processo, os pedidos em cada uma das lojas eram feitos manualmente, e dependiam da experiência e do conhecimento das pessoas que realizavam essa operação, ou então por meio de solicitações automáticas de determinados produtos, que eram estáticas em relação à quantidade e não levavam em consideração as variações da demanda ao longo do ano. Agora, com a implantação do sistema automatizado, é possível avaliar desde o nível de produtos disponível em cada loja, assim como as entregas pendentes e a previsão de venda dos próximos dias.

Para chegar a esse processo dinâmico, o Carrefour transferiu para o grupo Procwork, empresa de serviços de consultoria e integração de soluções de TI, seus processos de desenvolvimento e manutenção do sistema de reabastecimento de estoque. A solução foi desenhada durante três meses e, após a validação dos seus procedimentos, a Procwork iniciou a implementação, que levou aproximadamente sete meses.

Durante a implementação, a Procwork montou um núcleo de atendimento dedicado ao Carrefour em frente ao escritório central da companhia, em São Paulo. Caracterizado como Núcleo de Serviços Externos (NSE), o modelo garantiu segurança e agilidade num atendimento dedicado exclusivamente ao cliente. Contando com uma equipe de 25 profissionais, o projeto consumiu 28 mil horas/homem.

O desenvolvimento tinha como objetivo a construção de uma ferramenta que permitisse ao Carrefour a gestão de abastecimento centralizada a partir de um sistema inteligente para prever demandas e evitar a falta de produtos nas prateleiras, e que pudesse dispor de uma equipe especializada que gerenciasse os parâmetros dos pedidos que eram feitos pelo sistema.

Em contraposição ao sistema que envolvia pedidos realizados em cada uma das lojas, através de um processo completamente descentralizado, sem contar com a falta de controle das solicitações de produtos que entrariam em promoção, o Carrefour hoje opera com um sistema centralizado que utiliza a plataforma .Net da Microsoft e o banco de dados Oracle.

Além de toda a automação da solução, a ferramenta apresenta um misto de sistema transacional para gerar pedidos que está atrelado a um data warehouse, que permite consultar gráficos para entender o comportamento de cada produto, tal como venda prevista e realizada. Outro benefício da solução é o controle de fluxo promocional de cada produto, ou seja, seguindo o calendário, o sistema se antecipa para abastecer as lojas, evitando a falta de estoque durante a promoção.

Após dez meses de uso do sistema, o Carrefour já pode sentir os impactos em termos estratégicos, financeiros e para o cliente. Devido ao sucesso do projeto, a rede varejista passou a investir seu capital nos produtos certos, que geram vendas e otimizam o capital investido. Mesmo com a expansão da rede, a empresa não aumentou o seu inventário e ainda elevou o seu giro de estoque em torno de 8%.

Para o cliente, os ganhos ainda são maiores. A empresa obteve a redução de 19% em falta de produtos. ?A estratégia do Carrefour é obter um custo menor para oferecer preços mais baixos e, com o novo sistema, passou a ser possível compartilhar com os clientes os benefícios conquistados com essa reestruturação?, comenta Ailton Bomfim Brandão Júnior, diretor de sistemas do Carrefour.

Mas as mudanças não param por aí. Além da equipe centralizada que opera o sistema, a empresa também montou um time para desenvolver um modelo de pedidos manuais dotado de inteligência para os produtos altamente perecíveis. Essa solução é composta por informações como a média dos últimos pedidos, previsão de venda e estoque, dados que antes não estavam disponíveis para as lojas realizarem seus pedidos.

Para alinhar a operação com todas as lojas, o Carrefour montou uma equipe de 30 colaboradores que realizaram treinamentos em toda a rede, somando 3.070 funcionários treinados em um ano. Esse processo contou com especialistas em gestão de mudanças para obter a confiança dos usuários, o que resultou no empenho de cada um deles ao novo projeto. Com apoio da alta direção e da área de supply chain, a área de TI da empresa foi a líder do projeto, que ainda terá evoluções.

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