Os sites de compras coletivas responderam por 7% do faturamento total do comércio eletrônico brasileiro no primeiro semestre, totalizando R$ 731,7 milhões. O estudo do InfoSaveMe, ferramenta de monitoramento dessa categoria de comércio, analisou mais de 400 páginas de sites de cupons de desconto, o equivalente a 90% do mercado.
Foram 83.233 ofertas anunciadas de janeiro a junho, e mais de 12 milhões de cupons vendidos. A economia estimada é de R$ 1,4 bilhão, de acordo com o levantamento. A maior parte do faturamento no período aconteceu entre abril e junho, tendo maio como o melhor mês (R$ 148,6 milhões).
A principal categoria comercializada foi a de hotéis e viagens, que engloba passagens aéreas, cruzeiros e hospedagens, responsável por R$ 194,6 milhões de faturamento ou 26,6% do total no período, com tíquete médio de R$ 349,25. Em seguida está a categoria produtos, com quase R$ 180 milhões faturados, seguida por saúde beleza e restaurantes, com R$ 100 milhões. Juntas, elas representam 85% to total movimentado.
Nos mercados regionais, responsáveis principalmente pela categoria serviços, a cidade de São Paulo detém os maiores índices de faturamento (R$ 120,5 milhões) e de vendas de cupons (2,3 milhões). Em seguida, estão Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Salvador.
Para o fechamento do ano, é projetado o crescimento entre 5% e 10% em relação aos R$ 1,6 bilhão registrados no faturamento do ano passado.