Comissão Européia vai obrigar operadoras a baixar tarifa de SMS

0

A Comissão Européia, braço executivo da União Européia, propôs nesta terça-feira, 23, em Bruxelas, medidas para obrigar as operadoras de telefonia celular a reduzir o preço das mensagens de texto (SMS) a partir do exterior, sustentando que é hora de os europeus deixarem de ser "castigados" pelas tarifas de roaming.

A proposta, que a Comissão Européia quer ver em vigor até o verão de 2009, prevê um limite máximo de 11 centavos de euro por SMS do exterior, o que significa uma redução de 60% em termos da União Européia, onde a média atual é de 29 centavos, e de cerca de 70% no caso de Portugal, onde uma mensagem de texto em roaming custa em média perto de 40 centavos.

"Chegou a demonstrar que existe um verdadeiro mercado único europeu das telecomunicações, composto por 27 países, em que os consumidores podem utilizar o celular sem serem castigados ao atravessarem uma fronteira", afirmou o presidente da Comissão Européia, o português Durão Barroso.

Segundo dados do órgão executivo, em 2007 os cidadãos da União Européia enviaram 2,5 bilhões de SMS, no valor de 800 milhões de euros.

A proposta havia sido já anunciada em julho, quando a Comissão Eruropéia adiantou que iria atuar para pôr fim ao que classificou como "abusos" por parte das operadoras, isso depois de os apelos à indústria no sentido da auto-regulação e de reduções voluntárias dos preços do roaming para as mensagens de texto não terem obtido eco.

A idéia da Comissão Européia é que os ministros europeus responsáveis pelas telecomunicações cheguem a um acordo inicial sobre a questão numa reunião prevista para ocorrer em 27 de novembro, para que em seguida o Parlamento Europeu possa se pronunciar, antes das eleições européias de junho do ano que vem, e as novas medidas entrem em vigor em 1° de julho de 2009.

Bruxelas pretende também que os 27 países tomem medidas para baixar os preços de acesso à internet, nas redes de celular no exterior, por meio de laptops ou PDAs utilizados principalmente por homens de negócio.

As propostas juntam-se às medidas de diminuição do preço já tomadas para as chamadas telefônicas de um celular numa rede no exterior – 46 centavos por minuto (sem imposto) para as chamadas feitas e 22, para as recebidas.

Com informações da Agência Lusa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.