Com base nos dados levantados pela Exceda, as vendas de e-commerce no segundo semestre de 2014 terão aumento motivado por datas comemorativas, como Dia das Crianças e Natal. No primeiro semestre desse ano, o número de acessos a portais de e-commerce próximo ao Dia das Mães e ao Dia dos Namorados foi, respectivamente, 92,6% e 106% maior do que em dias convencionais. Esse aumento reflete o comportamento dos usuários e o crescente interesse nesse modelo de consumo.
Outro evento motivador das compras online é a Black Friday, que registrou recorde de tráfego em sua edição de 2013 no Brasil, segundo a Exceda. A data impulsionou um crescimento de 50% no volume de acesso à Internet em relação ao mesmo período no ano anterior, que já havia superado em 33% a edição de 2011.
Esse movimento do mercado é comprovado por estudos como o elaborado semestralmente pela E-bit, que mostra que no primeiro semestre deste ano o setor de e-commerce cresceu 26%, enquanto o varejo tradicional registrou uma ampliação de apenas 4%. Além disso, expectativa é que o universo de consumidores únicos online no Brasil alcance 63 milhões até o final de 2014.
Para atender ao crescimento previsto do comércio eletrônico, a Exceda desenvolveu uma oferta de soluções baseada no modelo de computação em nuvem e com possibilidade de contratação mínima de quatro meses. O objetivo é ajudar companhias de e-commerce a suportar o aumento de tráfego que as diversas datas comemorativas do período, como Dia das Crianças, Black Friday e Natal, podem gerar.
Segundo o Sergio Martins, diretor de Vendas, "mais do que alinhados, estamos antecipando o movimento do comércio eletrônico com o objetivo de apoiar as empresas num período em que as vendas online atingirão picos de acesso. Esperamos que com esses eventos gerem um aumento de 15% no volume de compras em e-commerce, por isso, nossa oferta provê agilidade no carregamento dos sites como forma de impulsionar as vendas online, inclusive provenientes de dispositivos móveis como tablets e smartphones".