Kaizen migra infraestrutura para nuvem híbrida da IBM

0

Criar um ambiente robusto, com escalabilidade e garantir a segurança de suas informações. Com esses objetivos alinhados à procura constante por inovação, a Kaizen – companhia desenvolvedora de ferramentas eletrônicas de gestão -, acaba de realizar a migração dos sistemas corporativos para o serviço de nuvem da IBM. O projeto, realizado em menos de um mês e finalizado em julho, foi desenvolvido pela Digisystem , companhia brasileira fornecedora de soluções de negócios baseadas em tecnologias avançadas que ajudam as empresas a passarem pela jornada da transformação digital.

De acordo com o Gerente de Operações Sênior da Kaizen, Márcio Barbosa, o ambiente da companhia estava hospedado anteriormente em outro provedor, com latência para acesso no Brasil, no qual todos os serviços concorriam no processamento do banco de dados e aplicações. A migração garantiu à empresa um ambiente de aplicação e bancos de dados com processamento segregados, maior segurança na conectividade de colaboradores, além de um desenvolvimento simplificado de instâncias dedicadas aos clientes.

"Um dos maiores benefícios da nova hospedagem foi a ausência de conflitos entre o nosso ambiente legado e o da nuvem IBM, uma vez que, ao fim da migração, o novo ambiente contava com diversas melhorias como a adição de sistemas de suporte remoto e conexão de redes VNC (Virtual Network Computing), VPN (Rede Privada Virtual), Firewall, totalmente sinérgicas à arquitetura anterior", ressalta Barbosa.

O Diretor Executivo da área de Cloud & Data da Digisystem, Wagner Hiendlmayer, explica que para evitar os conflitos, foram instaladas instâncias virtuais no ambiente IBM Cloud, modificando a arquitetura base do sistema, garantindo à Kaizen a escalabilidade de uma estrutura em nuvem dinâmica, mas com as instâncias devidamente preparadas para que cada uma possa prover o seu serviço sem afetar o desempenho da outra. "Como parte da migração para o ambiente Cloud IBM, foi necessária uma movimentação dos sistemas de nomes de domínios (DNS), responsáveis por localizar e traduzir para números IP os endereços dos sites digitados nos navegadores. Essa mudança foi possibilitada com a implementação de uma camada adicional de segurança, pois os serviços agora são inspecionados pela solução Cloudflare", esclarece Hiendlmayer.

Segurança e autonomia

Com o aumento significativo de demanda dos últimos meses, a Kaizen precisava contar com um novo ambiente seguro e eficiente. "A segurança na conectividade ao ambiente era um pré-requisito. Os clientes solicitavam frequentemente conexões VPN para os locais onde suas informações estavam armazenadas e, em sua antiga estrutura, esse serviço não estava disponível", relata Hiendlmayer.

A preferência pela plataforma Cloud IBM está relacionada a sua grande variedade de recursos que podem ser utilizados em qualquer lugar do mundo, com um simples acesso à internet, de forma intuitiva e simplificada. Além disso, o custo foi um grande diferencial, uma vez que, com pagamento em reais, elimina-se a necessidade de recolhimento dos impostos de importação de serviços e variação cambial no valor mensal.

Já a escolha pela Digisystem para a condução do projeto é decorrente da parceria da empresa com a IBM , que transmitiu maior confiança para que a adoção da IBM Cloud funcionasse de forma assertiva. "Todo o processo de migração aconteceu de modo simples e sem atritos. Desde as reuniões para coleta dos dados até a implementação do sistema, tudo foi realizado de maneira personalizada para atender as necessidades da Kaizen", conta Barbosa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.