A Xerox divulgou os resultados do terceiro trimestre com um lucro de US$ 0,54 centavos por ação, um aumento substancial em relação ao mesmo período de 2005, que foi de US$ 0,05 por ação. A receita inclui um incentivo tributário previamente anunciado de US$ 0,45 centavos por ação, que é parcialmente compensado pelo provisionamento de US$ 0,07 por ação com encargos de reestruturação, e outros US$ 0,07 por ação em encargos de litígio. Excluindo esses itens, a empresa apresentou um resultado líquido de US$ 0,23 por ação, com aumento de 28% sobre o valor ajustado de US$ 0,18 centavos por ação registrado no mesmo período do ano anterior.
?Com a expansão da receita, o crescimento da anuidade e uma sólida situação financeira que permite a recompra de ações e aquisições, neste trimestre, superamos nossas expectativas e estamos cumprindo nosso compromisso de construir valor para o acionista,? disse Anne M. Mulcahy, presidente e CEO da Xerox.
A receita total de US$ 3,8 bilhões cresceu 2% no terceiro trimestre. As receitas de pós-venda e de financiamento, que representam aproximadamente 75% da receita total da Xerox, aumentaram 3%, em grande parte como conseqüência de um crescimento da ordem de 4% nas receitas de pós-venda com equipamentos digitais. Tanto a receita total quanto a receita de pós-venda incluem uma vantagem cambial de um ponto percentual.
?Os indicadores prioritários de nossa estratégia de crescimento ? aumento do fluxo anual de expansão da base digital, dos serviços e da tecnologia cor ? seguiram apresentando viés positivo no terceiro trimestre,? acrescentou Mulcahy. ?Também seguem crescendo as instalações de equipamentos digitais em mercados estratégicos como o de multifuncionais para escritórios e de cor para ambiente de produção em alto volume. Nossa expertise em gerenciamento de documentos resultou em um crescimento de 7% na receita de pós-venda em serviços. E nosso amplo portfólio de tecnologia cor, por sua vez, impulsionou um aumento de 16% na receita de pós-venda em cores.?
Aproximadamente 48% das vendas de equipamentos da empresa no trimestre incluíram produtos em cores, um aumento de sete pontos em relação ao ano anterior. A receita do trimestre com equipamentos em cores cresceu 16% e atualmente representa 36% da receita total da empresa, um aumento de quatro pontos sobre o ano anterior. O volume de páginas impressas em equipamentos coloridos Xerox cresceu 35% no trimestre.
Enquanto a receita total de venda de equipamentos diminuiu 1% no terceiro trimestre com vantagem cambial de um ponto, as instalações de produtos prioritários como a impressora de produção digital Xerox iGen3, e dos sistemas DocuColor, bem como os multifuncionais WorkCentre aumentaram sua presença no mercado, sinalizando ganhos futuros em receita de pós-venda.
O volume de contratos de serviços referentes a negócios de gerenciamento de documentos cresceu 16% desde o início do ano. Esta tendência se manteve constante no terceiro trimestre refletindo-se em um número maior de contratos de longo prazo. Já a divisão de negócios em produção inclui as atividades comerciais de impressão sob demanda e de personalização com equipamentos de grande porte voltados para indústrias com produção intensiva de impressos. A receita total desta divisão de negócios cresceu 3% no trimestre, incluindo uma vantagem cambial de dois pontos.
As instalações com sistemas de produção monocromáticos diminuíram 6%, uma vez que o crescimento no segmento de baixa produção compensou apenas parcialmente o desempenho do segmento voltado à impressão de maiores volumes. As instalações com equipamentos de produção em cores, por sua vez, aumentaram 107% refletindo o crescimento de atividade de negócios com equipamentos como iGen3, uma forte e contínua demanda por modelos da série DocuColor 5000 e 7000/8000, e ainda, por multifuncionais da série DocuColor 240/250.
A divisão de negócios da Xerox para escritórios, que fornece tecnologia e serviços para processamento de documentos em empresas de todos os tamanhos, manteve a receita estável no terceiro trimestre, incluindo uma vantagem cambial de dois pontos. As instalações com impressoras e multifuncionais monocromáticas para escritórios aumentaram 10%, em grande parte devido ao crescimento de 19% da linha de multifuncionais de médio porte da família WorkCentre.
Na linha em cores, as instalações de multifuncionais cresceram 46%, refletindo uma forte demanda por equipamentos WorkCentre lançados em maio, e a versão para escritórios da impressora DocuColor 240/250. Em setembro, a Xerox expandiu seu portfólio de equipamentos para empresas de pequeno e médio porte com o lançamento do multifuncional WorkCentre 4150.