Redes sociais devem movimentar US$ 965 milhões neste ano

0

O número de participantes de redes sociais na internet deve atingir 230 milhões até o fim deste ano em todo o mundo ? incluindo vários grupos de usuários ?, o que deve gerar para os sites de relacionamento uma receita total de US$ 965 milhões, de acordo com relatório divulgado pelo instituto de pesquisas Datamonitor Research. A empresa projeta, ainda, que essa cifra deve crescer para US$ 2,4 bilhões em 2012.

O crescimento explosivo das redes sociais, no entanto, deve ocorrer mais cedo nos Estados Unidos. De todo modo, os fornecedores de infra-estrutura, sites de relacionamento e provedores de redes sem fio em todo o mundo já obterão lucro nos próximos anos, segundo Ri Pierce-Grove, analista de tecnologia da Datamonitor e autor do estudo intitulado ?The Future of Social Networking: understanding market strategic and technological developments? (O Futuro das Redes Sociais: entendendo as estratégias de mercado e o desenvolvimento tecnológico).

Segundo ele, a maioria das grandes redes sociais, em especial aquelas que permitem a distribuição de conteúdos como vídeos, já tem hoje um amplo alcance geográfico, e até o fim deste ano as regiões do mundo devem ficar divididas da seguinte maneira:

 A Ásia-Pacífico contribuirá com 35% dos grupos das redes sociais;
 A Europa, Oriente Médio e África (EMEA) contribuirão, juntos, com 28% dos grupos;
 A América do Norte deve responder por 25% dos membros;
 E o Caribe e a América Latina (CALA) responderão por 12% dos grupos.

Embora a curva de adoção das redes sociais deva variar drasticamente de região para região, a Datamonitor avalia que haverá um pico de crescimento em todas elas em 2009, atingindo o nível máximo em 2012.

Segundo o instituto, nos Estados Unidos, o MySpace será o responsável por quase metade dos 54 milhões de membros de redes sociais já neste ano:

 MySpace: 47,4%
 Facebook: 18,2%
 YouTube e Orkut combinados: 7,6%
 Flickr: 7,1%

"A extraordinária proliferação das redes sociais vem sendo alimentada pela inovação na forma como comunicamos", afirma Pierce-Grove. "No entanto, esse ambiente de mercado aquecido, de capital fácil e atenção da mídia, que estimula a curiosidade do usuário, não perdurará indefinidamente. Por isso, todos os players devem desenvolver uma estratégia em duas vertentes, a fim de sobreviver diante de intempéries como furacões e tsunamis", finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.