A Sony reduziu drasticamente sua expectativa de receita e lucro para o ano fiscal de 2009, que se encerra em 31 março de 2009, devido ao atual cenário econômico, de acordo com informações do jornal americano New York Times. A gigante japonesa de eletroeletrônicos alega que a crise financeira global inibe as vendas de seus produtos-chave como televisores de tela plana, celulares, câmeras digitais, filmadoras de vídeo, entre outros produtos.
O lucro esperado pela empresa é de US$ 1,5 bilhão, ante US$ 2,4 bilhões que haviam sido estimados em julho, o que representa uma redução de 37,5%. A expectativa de vendas também caiu, de US$ 94,2 bilhões para US$ 92 bilhões, ou seja, cerca de 2,4%.
Além da queda nas vendas, a empresa destaca que o resultado será inferior também devido a maior concorrência, fato que fez os preços dos aparelhos caírem.
Em relação ao segundo trimestre fiscal de 2009, que vai de 1º julho a 30 setembro deste ano, a Sony afirmou que espera registrar lucro de US$ 215,2 milhões, um aumento de 72% na comparação trimestral anual. Mesmo assim, ela trabalha com a expectativa de que as vendas cairão 1%, somando US$ 21,2 bilhões no período.