A LC Restaurantes decidiu centralizar a operação de compras e, para isso, contratou a empresa de logística LogFrio. Como resultado reduziu de 50 para 30 o número de fornecedores.
Especializada em alimentação para coletividades, a empresa registrou, também, uma queda pela metade nas reclamações. Outros ganhos decorrentes dessa iniciativa foram melhoria em suas devoluções e nas emissões de Boletim de Ocorrência de Recebimento (BOR).
Ao longo de um ano os departamentos de suprimento e de qualidade da LC Restaurante trabalharam no processo de seleção e testes dos inúmeros produtos e fornecedores mais adequados.
O controle de qualidade avaliou características organolépticas (sabor, odor, textura, cor), perdas de degelo, aparas (aproveitáveis e não
aproveitáveis), fator de cocção e, principalmente, a aceitação do cliente, que foi fundamental para estabelecer o fornecedor.
Agora, os produtos comprados são enviados para o centro de distribuição da LogFrio, onde são feitas avaliações sobre as suas condições de higiene, assim como as do entregador e do veículo de entrega.
As condições de armazenagem e os produtos estocados são avaliados periodicamente para prevenir irregularidades, explica Claudia Sousa, gerente de suprimentos e logística da LC Restaurantes.
"Este processo, feito em conjunto com a LogFrio, possibilitou aproveitar ao máximo todos os itens produzidos pelo fornecedor e, consequentemente, aumentar a qualidade dos nossos serviços", afirma.
A LC Restaurantes teve um crescimento de quase 50% neste primeiro semestre de 2013 e estima terminar o ano com um faturamento de R$ 250 milhões.