O Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) acaba de modernizar a rede de dados de seu escritório central, localizado na cidade de São Paulo, com a instalação de quatro switches SuperStack 3 4924 e 53 switches SuperStack 3 4400, da 3Com, ambos de 24 portas e velocidades de 10, 100 e 1000 Mbps. Também foram implementados os softwares de gerenciamento Network Management e Network Director.
O Ibope investiu cerca de US$ 100 mil na troca dos antigos hubs de 10 Mbps por switches. A primeira etapa do projeto, ocorrida durante o mês de março, manteve em parte a arquitetura original de rede com desempenho médio. Na segunda, em curso, está sendo implementada a camada 3 nos próprios switches instalados, que passam a desempenhar o papel de roteadores.
De acordo com Alexandre Crivellaro, diretor de TI do grupo do Ibope, a escolha dos dispositivos da 3Com se deveu às excelentes características técnicas e ao custo vantajoso. ?Nós precisávamos modernizar a rede local, migrar rapidamente para switches, agregando o máximo possível de features a um custo razoável. Por isso, optamos pela 3Com?, afirma.
Além da rede local, o Ibope investiu na melhoria do seu data center e em toda a infra-estrutura de comunicação. Segundo Crivellaro, as aplicações multimídia estão cada dia mais presentes no nosso negócio, como é o caso da atividade de coleta da programação e propagandas da televisão, com gravação, registro e reconhecimento automático do banco de imagens, gerando um grande fluxo de informações na rede.
Para Miguel Castro, gerente de TI do grupo, o Ibope estava trabalhando no limite da rede antes da implementação. ?Agora temos uma boa folga para viabilizar e ativar outras atividades de massa crítica como é o caso da coleta e armazenamento de toda mídia impressa em imagens digitais de alta resolução?.
Atualmente, vários sistemas de clientes são on-line e como eles dependem de uma integração interna com os sistemas de ERP e CRM, o Ibope prevê que o projeto trará uma redução no tempo de acesso às informações, o que é um fator muito importante devido ao volume de dados produzidos diariamente.
Para Eduardo Valverde, da revenda Digisystem, responsável pela implementação da tecnologia, o maior desafio do projeto foi implementar uma solução que permitisse ganho de desempenho e respeitasse a atual segmentação da rede sem grandes impactos. A solução implementada baseou-se na tecnologia XRN da 3Com com quatro switches de núcleo de rede interligados de forma a permitir a redundância do backbone principal e links gigabit Ethernet conectando todos os andares do instituto.