A Cablelettra atualizou seu parque de TI contando com a solução Macro Point, da Microcity, para o outsourcing de desktops, com o objetivo de atualizar o quadro de máquinas, reduzir custos e melhorar a disponibilidade de seus equipamentos.
Para John Cabral, supervisor de TI da Cablelettra, que iniciou o projeto, "a Microcity foi a empresa que ofertou a melhor solução em termos de custo benefício, melhor equipe comercial e melhor oferta de equipamentos, tornando–se uma parceira fundamental para o crescimento da empresa".
Segundo Cabral, a principal dificuldade enfrentada na época foi convencer os diretores das vantagens do projeto. "A quebra de paradigma foi um grande desafio. Sempre compramos todos os equipamentos e depois de pesquisar no mercado decidimos adotar o outsourcing. A direção da empresa ficou um pouco desacreditada no começo, pois não acreditavam nas vantagens propostas".
De acordo com o atual supervisor de TI da Cablelettra, Daniel Merlo, "Hoje a aceitação é tão grande que quando é preciso comprar alguma máquina os diretores são os primeiros a questionar porque não locamos".
Merlo diz que poder contar com outsourcing de infraestrutura de TI tem sido muito benéfico para o negócio. "A comodidade na gestão do parque é uma das grandes vantagens desse projeto. Ao delegamos toda a preocupação com o hardware para a Microcity, aumentamos a disponiblidade de nossos funcionários e conseguimos canalizar os seus esforços em oferecer, cada vez mais, melhores serviços aos nossos clientes e parceiros. É um serviço que na teoria é relativamente simples, mas na prática demandaria uma grande equipe somente para a manutenção dessas máquinas e, com uma rede com mais de 300 computadores, esse processo seria bem trabalhoso".
"Reduzimos nosso quadro de suporte em 50%. Agora temos todos os equipamentos padronizados, atualizados e tudo isso com baixo custo de manutenção. Aumentamos a disponibilidade dos equipamentos, o que faz com que nossos funcionários trabalhem com mais segurança, já que temos suporte imediato para resolver qualquer falha que venha a ocorrer" comenta Merlo sobre as vantagens do projeto.
Desde outubro de 2008, 1/3 dos computadores utilizados no parque tecnológico da Cablelettra é terceirizado pela Microcity que oferece servidores e computadores, além de serviços de manutenção, suporte e help desk, adaptados a necessidade do cliente.
"Começamos substituindo 100 das máquinas próprias pela solução de negócio da Microcity. O resultado foi tão satisfatório que o próximo passo do projeto é substituir todo nosso parque", diz Merlo. A empresa espera terceirizar mais 200 equipamentos com a fornecedora no próximo ano.
- Novo parque de TI