A Cast, empresa especializada no desenvolvimento de soluções personalizadas em tecnologia de ponta, conquistou a recertificação CMMI no nível 3 (Capability Maturity Model Integration). A qualificação, obtida pela primeira vez em 2007 e renovada em 2010, representa uma série de benefícios em processos de melhoria na qualidade dos serviços entregues, redução de custos e na ampliação da produtividade operacional.
A análise realizada pela ISD Brasil teve como escopo de certificação o processo de desenvolvimento de software em todas as suas fases, desde o levantamento de requisitos até a implantação do produto, sendo válida para todas as unidades da Cast, em São Paulo, Araraquara (SP), Brasília (DF) e Rio de Janeiro (RJ). "A recertificação consolida um processo de evolução contínua da empresa em seus processos, bem como sua expansão internacional no mercado de TI", ressalta o gerente de Planejamento Estratégico, Inteligência de Mercado e Marketing, Eduardo Rocha.
Criado pelo SEI (Software Engineering Institute), o CMMI é um manual de melhores práticas para gerenciar o desenvolvimento, a aquisição e a manutenção de produtos e serviços de software. No nível 3, os padrões e descrições de processos são mais rigorosos e com foco bastante aprofundado nos processos da organização. "A certificação atesta e consolida na empresa uma padronização na forma de executar os projetos e traz também uma vantagem estratégica no mercado, e para os clientes, uma garantia ainda maior da excelência dos nossos serviços.", ressalta Alejandro Angel, diretor de Operações da Cast.
De acordo com Carlos Caram, diretor executivo da ISD Brasil e avaliador para altos níveis de maturidade (high maturity lead appraiser), na prática, foi realizado um novo processo de avaliação. "A organização precisa comprovar que manteve ou evoluiu na utilização dos processos, métodos e técnicas de desenvolvimento para que o nível de maturidade seja novamente atribuído. Por este motivo, a conquista da Cast atesta, mais do que o nível 3 de maturidade, a preocupação da empresa com a melhoria contínua".
A empresa, que fará investimentos de R$ 60 milhões em 2011, tem como objetivo manter um crescimento sustentável médio de 30% ao ano, reforçando sua atuação em desenvolvimento e integração de sistemas, gerenciamento de aplicações, outsourcing e consultoria para ambientes e plataformas como cloud computing e mobile. Outro alvo da expansão é a atuação internacional, onde a Cast já possui clientes que atuam de forma global, como a companhia farmacêutica suíça Novartis.
- CMMI 3