Com objetivo de crescer ainda mais, a unidade de pequenos e médios negócios da VTEX – formada pelas plataformas de e-commerces Loja Integrada, Xtech Commerce e GoCommerce – acaba de anunciar seu novo CEO, Pedro Henrique Freitas. Com foco em pequenas e médias lojas virtuais, a unidade recebe apoio de peso do especialista para começar 2020 com novidades para os lojistas, entre elas; melhora no produto com investimento em tecnologia para ajudar o lojista a vender mais.
Hoje, o núcleo SMB da VTEX detém cerca de 17% do mercado de e-commerce no Brasil e reúne mais de 1 milhão de lojas virtuais já criadas. A Loja Integrada, fundada em 2013 e adquirida pela VTEX, é a única plataforma do mercado a fornecer recursos gratuitos para a criação de lojas virtuais. Já são mais de 20 milhões de produtos vendidos na história da plataforma e R$ 9 milhões em vendas só na Black Friday de 2019. "Para 2020, nosso principal objetivo é crescer ainda mais. Queremos consolidar as melhores ofertas de plataformas no mercado e temos a ambição de realizar a expansão internacional já em 2020. Sem dúvidas será um ano de muitas novidades e para os nossos lojistas e será o ano de vender mais.", comenta Pedro Henrique.
Outro destaque desta nova fase da empresa está relacionado com o lançamento da plataforma GoCommerce – em fase beta. "Estamos em fase de expansão, a plataforma promete entregar mais soluções para o lojista virtual, com ferramentas que melhoram a performance e conversão das lojas, como por exemplo o SmartCheckout, ferramenta desenvolvida para aumentar a taxa de conversão das lojas", finaliza.
Pedro Henrique ou PH – como é conhecido dentro da VTEX – é mineiro da cidade de Ipatinga, formado em Administração. Em 2011, iniciou sua carreira no e-commerce na operação online do pontofrio.com, que se juntou ao Grupo Pão de Açucar e reuniu as bandeiras extra.com e casasbahia.com, se transformando na empresa Cnova, 2º maior e-commerce do Brasil, com faturamento de R$ 5 bi em menos de 4 anos. Na ocasião, ajudou a estruturar a área financeira, supply e novos negócios da rede.
Em 2014, assumiu a função de CFO do e-commerce madeiramadeira.com.br. Após 2 anos no comando, ajudou a triplicar o faturamento da empresa. Sua última experiência antes da VTEX foi liderar a área de novos negócios da Linx Digital, resultado da aquisição de 5 empresas, entregando desde plataforma de e-commerce, hub de integração nos marketplaces, ferramenta de integração de estoque e pedidos de diferentes canais (OMS omnichannel) e ferramenta de performance para o e-commerce como busca, recomendação e Ads.
A partir de agora, o especialista assume o cargo de Alfredo Soares, que deixa o cargo de Head SMB e assume o papel de VP Institucional na VTEX – que logo anunciará os seus novos desafios. Soares é empreendedor bootstrap, palestrante e foi considerado um dos empreendedores promessas pela Endeavor. Em 2018, recebeu o prêmio de empreendedor do ano pela ABCOMM e este ano lançou seu primeiro livro, #BoraVender: a melhor estratégia é a atitude – que conta sua história empreendedora e dá dicas práticas de gestão e planejamento para empreendedores virtuais.