Tráfego intenso na nuvem: problemas e soluções

0

Dados são o motor que move as novas ondas de inovação nos negócios, ao permitirem às empresas tomarem decisões inteligentes, definir estratégias com base nos comportamentos do mercado e de seus consumidores. A chave para isso é o Big Data, que possibilita a mineração de gigantescos conjuntos de dados que, por conta do seu volume, não podem ser processados por softwares convencionais. A solução permite que vastas extensões de informações brutas possam ser compreendidas, tenham sua origem e fluxo identificados e sejam modeladas.

Dessa análise de um conjunto incomensurável de dados, surgem correlações nunca antes identificadas. Entre outros, o processamento de quantidades imensas de literatura médica por meio do Big Data possibilitou, entre outros, identificar o potencial de algumas drogas para tratamentos de patologias aos quais não estavam relacionadas. Um exemplo foi a descoberta de que o antidepressivo Desipramina produzia inúmeros benefícios para alguns tipos de cânceres de pulmão.

Ocorre que o big data hoje é baseado em nuvem. Esse é o destino de quantidades de dados que, além de infindáveis hoje, vão crescer exponencialmente. Isso se dará principalmente com a adoção de dispositivos de IoT I(nternet das Coisas, na sigla em inglês) que, conforme estimativas da Cisco vão impulsionar a geração de 847 zettabytes (ZB) de dados ao longo de 2021.Além desse volume exigir uma infraestrutura cada vez mais cara, ele não é, necessariamente, útil. Ainda segundo a Cisco, apenas 10% que serão gerados até 2021 serão aproveitáveis.

O problema não são os dados, nem a nuvem, mas o fato de eles serem encaminhados  sempre para o mesmo lugar. Não faz sentido enviar vídeos de um sistema de câmeras IoT que servirão para a tomada de decisões imediatas para um servidor localizado a quilômetros – muitas vezes, milhares deles – de distância. Um exemplo notório são os veículos autônomos, que não podem depender do envio de dados – que pode ser comprometido por problemas de banda de internet – para desviar de um veículo ou de  um pedestre. A inteligência artificial demanda, cada vez mais, processamentos imediatos.

A computação de borda (edge computing, em inglês), associada à IA de borda, possibilita que os dados sejam processados no local onde são coletados ou onde serão usados. Ao invés de um superservidor externo – como no caso da nuvem – que processa as informações originadas em diversas fontes, a Edge Computing se vale de redes de computadores altamente locais para produzir análises ou tomar decisões instantaneamente.

O comércio é dos segmentos que mais pode se beneficiar com a Edge Computing. Caso notório é a sinalização digital, em que sistemas de monitores exibem publicidade ou produtos disponíveis no estabelecimento. Com o processamento local, dados anonimizados captados por câmeras IoT de reconhecimento facial, pode-se exibir a publicidade que maior potencial de interesse pode gerar nas pessoas presentes naquele momento. Com o machine deep learnig (aprendizado profundo de máquina), os algoritmos desenvolvem a inteligência artificial mais efetiva para o negócio. Por exemplo, além de identificar que a pessoa presente ali é uma mulher, pode entender a forma como se veste e exibir imagens de roupas ou ou assessórios adequados ao seu gosto. Destinar a análise das imagens a um servidor distante significaria, para o comerciante, perder a oportunidade de uma oferta assertiva.

Na saúde, os resultados são ainda mais efetivos. Com o uso de dispositivos portáteis, pode-se monitorar, continuamente e em tempo real, o nível de glicose de um diabético ou a pressão de um paciente cardíaco, entre outras para, quando da ocorrência de anormalidades, uma ação possa ser tomada antes que a situação se torne crítica.

Da mesma forma que na automação veicular, a Edge Computing está intrincicamente vinculada ao desenvolvimento de cirurgiões robóticos. Médicos não podem ficar sugeitos aos pequenos atrasos característicos da conectividade na nuvem. Os robó-médicos de amanhã exigirão controle sem latência. A implantação da IA na borda pode significar a diferença entre a vida e a morte.

A computação em nuvem possibilitou o armazenamento centralizado de colossais quantidades de dados. Dessa forma, viabilizou não só a criação de uma série de novos serviços como também de boa parte das startups em todo o mundo que os criaram, já que, sem a solução, precisariam de data centers próprios para operar. A cloud computing continuará a cumprir essa e outras funções. Mas, com o avanço do IoT, a necessidade de ações instantâneas baseadas em AI e a crescente preocupação com a segurança dos dados demandam processamento local. A edge computing hoje é a solução dessas questões. 

Ubiratan Resende, diretor-geral da VIA Technologies no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.