Mercado Livre abre operações em Portugal

0

O site de leilões Mercado Livre anunciou nesta quarta-feira, 24, a abertura de operações em Portugal. Inicialmente, o site será gratuito e terá como objetivo apenas ganhar adeptos, anunciantes e parceiros no país. Sem poder divulgar investimentos, por estar em período de silêncio que antecede a divulgação de balanço, o diretor de operações do site, Stelleo Tolda, conta que ainda não está nos planos da empresa obter receita com o mercadolivre.pt. A ideia é consolidar o site no mercado português para, num segundo momento, passar a cobrar pelo registro de novos produtos.
De acordo com o executivo, a estratégia principal da entrada em Portugal é se firmar num mercado em que a internet já atinge 47% da população e praticamente 100% das conexões já são em banda larga – média infinitamente maior à da América Latina, que, segundo Tolda, chega a menos de um terço na maioria dos países e a banda larga é realidade para apenas 20% das pessoas. "Estamos sem pressa para Portugal. Levando em conta o tamanho da população do país, sabemos que ele não será um mercado grande, chegará, no máximo, a intermediário", admite.
A abertura do mercadlivre.pt também marca a volta do site à Europa, já que, há cerca de dez anos, as operações espanholas do site de leilões tiveram que ser fechadas por ter sido adquirida pelo eBay – o acordo de compra previa que os dois sites não poderiam coexistir no mesmo país para evitar concorrência, e o site norte-americano também tinha negócios na Espanha.
Tolda explica, no entanto, que a entrada em Portugal não significa necessariamente um plano de expansão para toda a Europa. "A expansão para o restante do continente depende do desenvolvimento das nossas operações portuguesas", diz.
Sobre o fato de o país passar por uma das piores crises econômicas dos últimos anos, o executivo mostrou-se tranquilo. Ele afirma que a presença do Mercado Livre na América Latina, que já dura 11 anos, os treinou para enfrentar crises, tanto econômicas quanto políticas. Segundo ele, o sucesso do site está mais relacionado com a penetração da internet em um país do que com sua situação politicoeconomica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.