A CrediPronto é uma joint-venture formada pela área de financiamento do Itaú-Unibanco com a Lopes para consultoria e intermediação imobiliária do país, com especialização na oferta de financiamento imobiliário em mais de 400 pontos de em todo o País, incluindo todas as lojas da Lopes, lojas credenciadas e unidades da rede própria de imobiliárias. Desde o início das atividades, a empresa apresenta forte trajetória de crescimento. Em 2008, ano de lançamento da empresa, o volume de financiamentos chegou a R$ 45 milhões, passando para R$ 2 bilhões no ano 2013. Para este ano, a meta é superar os R$ 2 bilhões em crédito concedido.
Com o crescimento dos negócios e a constante necessidade em manter um orçamento enxuto com foco em eficiência, a empresa passou a sentir necessidade de uma nova infraestrutura de TI e decidiu usar a computação em nuvem como opção mais vantajosa e escolheu o Google Apps e Amazon Web Services (tendo a Dedalus como parceria) dentro desse modelo.
"No início de 2012 começamos a estudar uma nova estrutura própria que pudesse suportar nosso forte crescimento e nos desse um horizonte de 3 anos tanto para os sistema de gerenciamento de clientes como o gerenciamento de mensagens Exchange. As soluções em nuvem se mostraram como uma opção muito mais vantajosa, inclusive com a facilidade de não precisar investir na infraestrutura dos servidores próprios. A Dedalus hospedou então a aplicação de CRM e o resultado foi um ganho de performance considerável", conta Jonas Jeremias, superintendente de Operações da CrediPronto.
O CRM é acessado atualmente por 500 pessoas dentre eles, colaboradores e parceiros, com planos para chegar a milhares de corretores e clientes nos próximos meses. "O Amazon Web Services (AWS) também está nos permitindo criar ferramentas inovadoras para o mercado imobiliário, interfaces com foco nos corretores e imobiliárias parceiras, o que proporcionará um grande apoio para a geração de novos negócios. Essa é a segurança que queremos ter e hoje nos sentimos confortáveis com o AWS e com a Dedalus", revela.
Com a migração para Google Apps a CrediPronto também passou a se beneficiar de um amplo conjunto de aplicações que integram a plataforma, como o Talk, Hangout, Agenda e o Drive. "Os consultores comerciais utilizam muito o Talk e o Hangout para se comunicarem com a equipe operacional resultando em menos ligações e uma economia de mais de 30% nos custos com telefonia. O Drive é utilizado para troca de relatórios, gráficos de acompanhamento, estudos e documentos", conta. "Com a utilização dos serviços Google Apps, passamos a utilizar smartphones com Android para toda a equipe de vendas. A mobilidade também foi um dos grandes ganhos do projeto", destaca o executivo.
Segundo Jeremias, "a atuação da equipe da Dedalus foi muito eficiente, recebemos toda a orientação necessária e a migração foi muito tranquila. Começamos numa sexta-feira e na segunda-feira já estava tudo pronto. O treinamento dos colaboradores também foi realizado com o apoio da empresa. Quanto aos resultados, podemos afirmar que aumentamos a produtividade, reduzimos custos e agora temos a disponibilidade muito próxima a 100% nas aplicações usadas em nuvem. Os sistemas se tornaram muito mais estáveis e rápidos e a satisfação dos colaboradores e parceiros foi notável".