Fundação lança ferramenta gratuita de estudo de tecnologia pelo WhatsApp

0

Pensando em dar aos jovens que se interessam por tecnologia um material acessível, que podem aproveitar para estudar durante a quarentena, a Fundação 1Bi, instituição social apoiada pelo Grupo Movile, lança nesta segunda-feira uma nova versão do AprendiZap focada em apresentar aos jovens o mercado de tecnologia e programação pelo WhatsApp.

Para ter acesso aos conteúdos, basta clicar nesse link, para que o usuário inicie uma conversa com um bot – a Bi – que apresenta a ferramenta e oferece opções de temas de estudo. A trilha de aprendizado passa por: informações sobre a profissão de programador; algoritmos; linguagens de programação principais conceitos de Front-end, Back-end e Dados; além de indicações de cursos (gratuitos e pagos) nos quais o estudante pode aprofundar seus conhecimentos na área.

Seguindo as escolhas do usuário, a ferramenta envia conteúdo em diferentes formatos, como textos de blogs, canais de YouTube e podcasts. A curadoria foi feita por especialistas da Movile, e a ferramenta foi desenvolvida em parceria com a Wavy, empresa do Grupo com foco em customer experience.

"Já sabemos do potencial do AprendiZap e é por isso que nossa expectativa é atingir cerca de 60 mil pessoas em seis meses. O objetivo foi criar um produto que introduzisse o mundo da tecnologia a jovens em situação de vulnerabilidade social, mostrando que essa também é uma oportunidade de carreira para eles. Sabemos que esse público tem interesse na área, então a ideia é mostrar os conceitos básicos para se familiarizarem e se animarem a seguir se aprofundando", explica Débora Nunes, uma das responsáveis pela Fundação 1Bi.

O propósito é também olhar para o futuro e para os possíveis profissionais de tecnologia, já que de acordo com dados da plataforma de recrutamento digital Revelo, a busca, por exemplo, por desenvolvedores full stack cresceu 169% no último ano. Isso reforça o quanto este segmento tem chamado a atenção dos jovens e, por isso, a proposta da Fundação 1Bi, que tem como sonho proporcionar oportunidades para todos os jovens brasileiros, é mostrar este universo para que mais pessoas possam ter acesso às possibilidades do mercado de trabalho.

"Nós percebemos que já existe muito conteúdo de qualidade sendo produzido, o que nós precisávamos era organizar o material e encontrar uma maneira de torná-lo acessível. Escolhemos o WhatsApp porque ele já está naturalmente no cotidiano das pessoas, especialmente dos jovens e, assim, acreditamos que teremos um engajamento muito maior", explica Débora.

Lançada em agosto de 2019, a Fundação 1Bi tem sua atuação baseada em três pilares: ensinar por meio da tecnologia; ensinar a tecnologia em si e apoiar organizações que tenham propostas semelhantes. Tais frentes completam ações de educação por meios digitais, treinamentos e parcerias com outras instituições, cursos para formação de jovens em áreas de tecnologia e programação, hackathons sociais, consultoria para ONGs, dentre outras iniciativas. Em versões anteriores, o AprendiZap impactou 33 mil pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.