Com firewall Cisco Meraki, Highstil moderniza sistemas de segurança

0

A busca por uma solução de segurança confiável e que contribuísse com o alinhamento à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) levou a Highstil, indústria têxtil especializada em moda masculina com mais de 50 anos de mercado, a modernizar a plataforma de firewall que opera entre sua sede e fabricas no Estado de São Paulo.

Com uma cadeia verticalizada, a Highstil controla desde a plantação de algodão, produção de fios, tecelagem, tinturaria até a comercialização das peças. Suas redes de lojas próprias, franquias e multimarcas estão espalhados por todo território nacional. A empresa possui, também, a marca própria Plié, de lingerie modeladora. Esses produtos são exportados para todos os continentes, além de serem vendidos no Brasil.

Empenhada em modernizar seu parque tecnológico, a Highstil contou com os serviços da consultoria em inovação digital Econocom. "Tínhamos um firewall antigo que não suportava a expansão da infraestrutura da Highstil para as fábricas, representantes e lojas", afirma Vanessa Cavalcanti, gestora de TI do grupo. "Várias operações eram realizadas de forma manual, com pouco espaço para escalar o ambiente e adicionar novas tecnologias que aumentassem ainda mais o nível de segurança da nossa rede".

Para atender a essa demanda, a Econocom apresentou a solução Cisco Meraki ao time de ICT Security da Highstil, atuando desde as fases de projeto e implementação até a interface com o fabricante. A Econocom realizou uma prova de conceito (POC) em seu Labs, analisando de forma prática como seria a aplicação do Meraki no ambiente digital da Highstil. Os consultores da Econocom também desenharam um dashboard (painel de controle) sob medida para a empresa. Essa interface de gerenciamento apresenta KPIs sobre a segurança digital da Highstil. A partir daí, os gestores da Highstil acabaram elegendo a solução baseada nos serviços da Econocom e na tecnologia Cisco Meraki como a plataforma de renovação da segurança digital da empresa.

"Em uma semana, os sites foram programados e configurados de forma 'plug & play', sem interromper a operação no ambiente da Highstil – os usuários praticamente não sentiram a migração", explica Marcelo Augusto, coordenador de infraestrutura. Entre as vantagens da plataforma Cisco Meraki instalada pela Econocom está a configuração feita em nuvem, de forma remota, sem necessidade de se deslocar para cada unidade fabril para executar o serviço. É um recurso importante para uma empresa que está em franca expansão e, ao longo de 2021, terá de integrar outros pontos remotos ao ambiente Cisco Meraki.

O Cisco Meraki bloqueia ataques de negação de serviço (DDoS), previne intrusões e analisa arquivos maliciosos. Com a pandemia da Covid-19 e o deslocamento dos colaboradores para trabalhar em casa, a Highstil sentiu ainda mais a necessidade de contar com uma solução de segurança que bloqueasse ataques, dando mais tranquilidade ao trabalho remoto.

Outras vantagens da nova plataforma de firewall é oferecer um ambiente homogêneo que suporta expansões conforme a demanda de segurança das fábricas, como a conexão de leitores de código de barras. "Precisávamos de uma infraestrutura homogênea e facilmente gerenciável que fosse escalável e se conectasse a outras soluções como switches, rede wi-fi e câmeras de segurança", diz Augusto, da Highstil. Contando com uma plataforma robusta, que oferece maior controle sobre o ambiente, a empresa consolida seu alinhamento aos requisitos da Lei Geral de Proteção Dados (LGPD). Por ser uma empresa com foco no mercado consumer, é essencial prevenir vazamentos de dados pessoais de seus clientes.

"Em todo esse processo, a Econocom conduziu o projeto junto à Cisco e foi responsável pela negociação dos custos para que o sistema coubesse no orçamento da Highstil. Nosso time também pré-configurou a plataforma Cisco Meraki, acelerando o processo de implementação e testes da solução", destaca Rodrigo Bocchi, CEO da Econocom Brasil.

Portal de segurança barra ataques maliciosos

O firewall — barreira de proteção contra ataques cibernéticos – instalado na matriz e nas fábricas bloqueia acessos indevidos à rede privada virtual (VPN – Virtual Private Network, em inglês), controla portas e checa o tráfego criptografado. A solução também aponta as brechas que poderiam ser exploradas em um ataque, mantém a rede estável e dá alertas de segurança. O sistema compreende a solução AMP – Advanced, Malware Protection, barrando vírus que chegam por arquivos, sites, documentos PDF, Youtube, comércio eletrônico e e-mails maliciosos.

Os quatro firewalls Meraki instalados na Highstil criam uma VPN entre os links remotos e a sede, garantindo uma conexão estável e segura. Outro ganho trazido pela solução é a possibilidade de evitar a contratação, junto às operadoras de telecom, de links MPLS (Multiprotocol Label Switching), tecnologia com um desempenho inferior à VPN baseada no firewall Cisco Meraki.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.