Plataforma colaborativa da Dataprev capta soluções inovadoras

0
68

Estimular a criatividade na construção de soluções tecnológicas que beneficiem diretamente milhões de brasileiros. É com esse pensamento que o Departamento de Inovação, da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), está sempre buscando novos meios de fomentar esse lado no setor público. O IdeiaX, desenvolvido pelo time de especialistas da empresa, é um exemplo disso.

De acordo com a gerente da Divisão de Fomento à Inovação da Dataprev, Larissa Ibiapina, o principal conceito considerado durante a concepção do IdeiaX foi o da colaboração. "Isso está presente em cada aspecto da ferramenta. Os usuários podem enviar suas ideias e interagir por meio de uma interface intuitiva e de fácil acesso."

A iniciativa tem como foco gerir e estimular a participação de órgãos do Executivo, Legislativo e Judiciário no processo de criação de novas soluções e projetos. A ferramenta possibilita que ideias inovadoras sejam discutidas e avaliadas com transparência e flexibilidade

O IdeiaX também oferece suporte às etapas de avaliação e triagem – há uma equipe de especialistas dedicada a analisar as propostas registradas. A plataforma possui ainda um recurso de gestão do ciclo de vida das ideias, o que facilita a identificação de iniciativas já avaliadas.

O que é o IdeiaX?

O IdeiaX é uma ferramenta para gestão da inovação, criada para os órgãos do Governo, que permite receber, avaliar e tratar ideias inovadoras com transparência e flexibilidade. Pode ser utilizado como um meio de engajamento para inovação no serviço público.

Os desafios e ideias cadastradas têm potencial para agregar valor aos processos de negócio e, consequentemente, aos cidadãos que se beneficiam dos resultados.

O acesso à ferramenta, assim como as atualizações, será disponibilizado pela Dataprev de forma gratuita.

De que forma as ideias chegam ao Laboratório de Inovação?

Com ajuda da plataforma, os técnicos de Inovação captam e tratam todas as ideias registradas. As propostas podem ser enviadas por qualquer funcionário da Dataprev e, depois de apontadas, passam a integrar o ciclo de ideação, onde podem receber sugestões de melhoria e outros ajustes.

Como as ideias são analisadas

Os técnicos de Inovação fazem uma análise detalhada das propostas, levando em conta diversos fatores como alinhamento estratégico, custo e viabilidade técnica. Tudo para determinar se a ideia em questão se tornará uma solução viável ou se será arquivada. Sendo que, as iniciativas arquivadas, não são descartadas e podem ser executadas futuramente.

Depois de aprovadas, as ideias são transformadas em propostas de solução, registradas no portfólio de produtos da Dataprev e encaminhadas aos analistas da equipe comercial, que elaborarão um modelo de negócios e a estratégia de comercialização do novo produto.

Deixe seu comentário