Colocando a gestão de dados à serviço da comunicação financeira

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Geralmente, quando debatemos o avanço de novas tecnologias sobre a realidade operacional de inúmeras empresas, a figura dos dados sempre é um componente em comum, como um fator preponderante para o sucesso de medidas e inovações que mirem o avanço digital. No contexto do departamento financeiro e de faturamento, em que, cada vez mais, se mostra fundamental oferecer ferramentas para que o cliente tenha uma experiência positiva, o uso analítico de informações é essencial para garantir uma jornada financeira engajadora e sem atrito.

Não por acaso, um estudo divulgado pela Accenture colocou os dados em uma posição de destaque para o impulsionamento e o crescimento de organizações globais. Fato é que, para lideranças engajadas com o que há de mais transformador no mercado tecnológico, adotar uma postura de inteligência analítica deixou de ser algo secundário, para se consolidar como um modus operandi de teor obrigatório.

Para os departamentos financeiros, isso significa priorizar o conceito de Financial Customer Experience Management — Gestão da Experiência Financeira do Cliente — como uma diretriz para o relacionamento com os clientes. Na prática, por meio de um sistema de análise, inteligência e validação dos dados, aproveitando, ainda, a flexibilidade de uma comunicação omnichannel, a equipe terá condições de oferecer uma jornada informacional sem erros, ruídos ou entraves para a satisfação do consumidor. Como resultado, é esperado que os índices de engajamento deem um salto considerável. Além de identificar tendências e padrões, que tragam insights valiosos para abrir novas oportunidades de negócio dentro do processo financeiro.

A empresa em plena sintonia com o consumidor

Hoje, sob a perspectiva de companhias interessadas em construir um ambiente digital e personalizado capaz de reformular a gestão de dados da comunicação financeira, é importante reconhecer o diferencial de se contar com um parceiro 100% dedicado ao universo de tecnologia, que apresente funcionalidades e facilidades extremamente competitivas. Em muitos casos, ao invés de executar um projeto amplo de desenvolvimento interno, é preferível contratar uma solução específica e delegar o processo para empresas especializadas.

Além de maximizar o uso da tecnologia e suas possibilidades, esse movimento traz maturidade para que a mudança ocorra a nível cultural, transcendendo o aspecto operacional e reunindo os requisitos necessários para que a companhia consiga avançar com pautas estratégicas. Utilizando como base uma plataforma que entregue uma visão abrangente de todas as etapas do tratamento dos dados financeiros, o modelo de relação funcionará de modo personalizado, a partir da criação de parâmetros confiáveis e, principalmente, condizentes com o contexto de cada cliente.

Nós sabemos que, hoje, proporcionar um serviço ou produto qualificado não é o bastante. A experiência está no centro de tendências e investimento prioritário das empresas, e o público, enquanto parte interessada em uma comunicação que enxergue o indivíduo e suas particularidades, tem observado o segmento financeiro das empresas com um olhar de exigência e atenção. Portanto, mais do que nunca, chegou a hora de lideranças confirmarem a inteligência de dados como a base para iniciativas atrativas, inserindo, dessa vez, o potencial tecnológico a favor de uma área crucial para a integridade e o desempenho de todo e qualquer negócio.

Danilo Pecorari, CEO da :hiperstream.

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