Retrato de uma organização de TI híbrida

0

Ao longo dos últimos três anos, a velocidade de adoção de serviços de nuvem cresceu drasticamente. No entanto, os desafios inerentes ao processo de integração dos serviços de nuvem e gerenciamento do desempenho dos ambientes distribuídos se tornam ainda mais complicados devido à falta de visibilidade entre os serviços de infraestrutura realizados no local e na nuvem e à necessidade de desenvolver novas habilidades para acompanhar a rápida evolução das tendências tecnológicas.

Para examinar mais detalhadamente as várias maneiras usadas pelos departamentos de TI no Brasil para integrar os serviços de nuvem, bem como o modo como a TI híbrida está afetando as organizações e os cargos relacionados a TI, a SolarWinds lançou recentemente o Relatório de tendências em TI da SolarWinds para 2017: Retrato de uma organização híbrida. Este estudo anual consiste em uma pesquisa baseada em levantamento que explora as tendências, os desenvolvimentos e os movimentos de TI mais importantes que afetam diretamente o setor e seus profissionais.

As descobertas se baseiam em uma pesquisa de campo realizada em dezembro de 2016, que reuniu respostas de diretores, gerentes e profissionais de TI brasileiros de empresas de pequeno, médio e grande porte do setor público e privado e que aproveitam, de alguma forma, os serviços baseados em nuvem na infraestrutura de TI. Os resultados ajudam a entender as organizações modernas de TI híbrida. É possível afirmar que essas organizações estão começando a perceber a relação custo-benefício da nuvem, mas continuam enfrentando dificuldades para acomodar a nova dinâmica de cargos e habilidades.

No geral, as principais descobertas de 2017 mostram que as organizações de TI híbrida no Brasil estão: 

 

  1. Migrando mais aplicativos, armazenamento e bancos de dados para a nuvem.
    • Nos últimos 12 meses, os profissionais de TI realizaram a migração de aplicativos (74%), armazenamento (50%) e bancos de dados (35%) para a nuvem mais do que qualquer outra área de TI.
  • Por classificação ponderada, os três principais motivos para a priorização dessas áreas dos ambientes de TI para migração foram, respectivamente, o maior potencial para ROI/economia, a disponibilidade e a escalabilidade elástica.
  • Mais da metade (56%) afirmou que a economia foi um dos três principais critérios para a seleção das áreas específicas que migraram para a nuvem.

 

Beneficiando-se da economia oferecida pela nuvem.

  • Praticamente todas (95%) as organizações migraram aplicativos e infraestruturas de TI críticos para a nuvem ao longo do último ano; apesar disso, mais de 69% gastaram menos de 40% de seus orçamentos de TI anuais em tecnologia de nuvem.
  • Quase a metade (45%) das organizações gastam 70% ou mais dos orçamentos de TI anuais em aplicativos e infraestruturas locais (tradicionais).
  • Quase três dentre cinco (59%) organizações obtiveram todos ou quase todos os benefícios da nuvem (economia, disponibilidade e escalabilidade).
  • Algumas vezes, a economia não é suficiente para justificar a migração para a nuvem: Das organizações que participaram do estudo, 35% fizeram a migração para a nuvem de áreas que posteriormente foram levadas de volta para o ambiente local. Isso aconteceu em grande parte devido a problemas de segurança/conformidade e desempenho insatisfatório.
  • Criando e expandindo funções e conjuntos de habilidades relacionados à nuvem para profissionais de TI.
  • Dentre os profissionais de TI, 62% indicaram que a TI híbrida exigiu a aquisição de novas habilidades e 11% afirmaram que ela alterou o plano de carreira deles.
  • Mais da metade (57%) das organizações já contrataram/reatribuíram pessoal de TI, ou pretendem fazê-lo, com a finalidade específica de gerenciar tecnologias de nuvem.
  • A principal habilidade relacionada à nuvem aprimorada por profissionais de TI nos últimos 12 meses foi o monitoramento/gerenciamento de ferramentas e métricas (38%).
  • Dos profissionais participantes, 63% disseram que a falta de habilidades necessárias na equipe de TI foi um dos cinco maiores desafios impostos pela TI híbrida, e 46% disseram que o maior desafio foi o aumento da carga de trabalho e das responsabilidades.
  • Quase a metade (46%) não acredita que os profissionais de TI que entram na força de trabalho hoje possuem as habilidades necessárias para gerenciar os ambientes de TI híbrida. 
  1. Aumentando a complexidade e precisando ter mais visibilidade da infraestrutura de TI híbrida.
    • Sete dentre dez (69%) profissionais disseram que suas organizações atualmente usam até três ambientes de provedor de nuvem, com a maior parte usando de dois a três. No entanto, de cada dez organizações, uma (9%) usa dez ou mais ambientes.
  • Por classificação ponderada, o principal desafio criado pela TI híbrida é a maior complexidade de infraestrutura, seguida pela falta de controle/visibilidade do desempenho de aplicativos e da infraestrutura baseados na nuvem.

Com essas descobertas em mente, é de vital importância que os profissionais de TI continuem aprendendo novas habilidades e se adaptando ao ambiente dinâmico da TI híbrida. Para ajudar os profissionais de TI a obter novas habilidades, produtos e recursos necessários para serem bem-sucedidos ao longo da evolução da era da TI híbrida, siga estas recomendações:

  1. Garanta visibilidade central nos ambientes local e de nuvem.

Diante da taxa de crescimento exponencial, um conjunto de ferramentas de gerenciamento e monitoramento que revele um ponto único da verdade entre essas plataformas é fundamental. A capacidade de consolidar e correlacionar dados para oferecer mais amplitude, profundidade e visibilidade em todo o data center permitirá que os profissionais de TI identifiquem e corrijam de forma proativa as áreas com problemas e reduzam o tempo médio até a resolução.

  1. Considere mais do que apenas economia.

As descobertas do relatório deste ano indicam que a capacidade de a nuvem aumentar o ROI não é tão importante para os profissionais de TI, que têm como principais preocupações a segurança, a conformidade e o desempenho. Com a grande expectativa do usuário final em relação a disponibilidade, durabilidade e tempo de resposta aceitável, independentemente do local onde o aplicativo esteja hospedado ou a partir do qual seja fornecido, os profissionais de TI precisam considerar os requisitos de segurança e desempenho de cada aplicativo antes de realizar a migração para os serviços de nuvem. Só assim eles podem garantir que a Qualidade de Serviço (QoS) continue sendo atendida por meio da pilha distribuída. 

  1. Prepare seu trabalho para a nuvem.

Ao longo dos últimos 12 meses, os profissionais de TI classificaram as ferramentas e as métricas de monitoramento/gerenciamento híbridos, a migração de aplicativos, e a automação e a análise de dados como as habilidades e os conhecimentos mais importantes necessários para gerenciar os ambientes da TI híbrida de forma bem-sucedida. Além de aproveitar as comunidades relacionadas para entender melhor as adaptações e as abstrações tecnológicas, os profissionais de TI precisam estabelecer o monitoramento como uma habilidade de TI fundamental (o que também é chamado de monitoramento como disciplina) para adotar uma estratégia de gerenciamento de TI mais proativa e eficaz. 

  1. Preveja a migração futura, mas permaneça flexível.

Conforme ilustrado pelas descobertas do relatório deste ano, o ambiente de TI híbrida de todas as organizações é único, e a velocidade, a variedade e o volume dos novos serviços de tecnologia estão oferecendo uma ampla oportunidade para implantar inovações. Com esse fim, os profissionais de TI devem estar abertos e ser ágeis na adoção dos melhores elementos da computação em nuvem e da TI híbrida. Para qualquer departamento de TI, a melhor coisa a fazer este ano é criar um mapa para futuras integrações e fornecimento de serviços que ajude a demonstrar o ROI e as vantagens comerciais, ou a falta deles, para o gerenciamento dos negócios. 

  1. Aumente a confiança dos provedores de serviços de nuvem por meio da competência de TI.

"Confie, mas verifique" deve ser o mantra do profissional de TI para o próximo ano, à medida que as organizações trabalham para identificar como manter melhor um elemento de controle e visibilidade de cargas de trabalho e aplicativos hospedados na nuvem. Será fundamental aproveitar o monitoramento abrangente da TI híbrida, além do que é normalmente oferecido pelos provedores de serviço de nuvem, a fim de garantir que eles tenham dados e visibilidade suficientes para entender verdadeiramente o desempenho das cargas de trabalho na nuvem e os motivos desse desempenho. De forma semelhante às estratégias tradicionais locais, a disponibilidade e a durabilidade de aplicativos são princípios de confiança fundamentais na TI híbrida.

Atualmente, a nuvem e a TI híbrida são uma realidade para a maioria das organizações e criaram uma nova era de trabalho – uma era mais global, interconectada e flexível. Ao mesmo tempo, os benefícios da TI híbrida trazem mais complexidade e abstração tecnológica. Isso significa que os profissionais de TI encarregados de criar métodos novos e criativos de monitorar e gerenciar essa infraestrutura precisam não apenas encontrar as soluções certas para isso, mas também preparar as organizações (e a si próprios) para avanços tecnológicos contínuos, que ocorrerão à medida que progredirem.

Kong Yang, Head Geek da SolarWinds.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.