Com a economia incerta, os consumidores estão pesquisando mais e gastando menos. Por isto, a experiência que as empresas oferecem pode impactar diretamente na retenção e no crescimento dos negócios.
A conclusão está no CX Trends 2023, estudo realizado pela Octadesk em parceria com a Opinion Box com o apoio da Bling, E-goi, Locaweb Company, KingHost e Nextios. Em 2022, 66% dos entrevistados pretendiam usar o PIX, que não havia completado nem dois anos de existência.
Neste ano, o estudo com mais de dois mil consumidores online de todo o país descobriu que o sucesso do meio de pagamento digital e gratuito é ainda mais evidente: 3 em cada 4 consumidores já utilizaram esse método.
A pesquisa ainda revela que 31% dos consumidores já desistiram de finalizar uma compra online porque as opções de pagamento oferecidas não atendiam suas expectativas. "O cliente está nos contando o que ele quer. A partir dessas informações, é preciso se destacar, não apenas no produto comercializado, mas também na hora do pagamento", analisa Rodrigo Ricco, CEO da Octadesk.
Quando questionados quais seriam as ações que as empresas nacionais poderiam adotar para melhorar a experiência de compra online, 35% afirmaram que desejam descontos em pagamentos via PIX ou WhatsApp. Dentre os meios de pagamento preferidos, o cartão de crédito é o número 1 com 61%, seguido pelo PIX à vista com 18% e cartão de débito com 6%. Pela primeira vez, o PIX parcelado foi mencionado por 3% dos participantes, ainda tímido, mas com grande potencial de crescimento.
Ricco ainda destaca os fatores que levam o consumidor a comprar novamente de uma mesma marca. "Além da qualidade do produto, promoções e atendimento rápido, 45% dos consumidores contaram que as formas de pagamento oferecidas pela empresa são essenciais para uma recompra. Ou seja, ampliar as possibilidades de pagamento pode ser uma excelente maneira de atrair mais público para o seu negócio", finaliza.