A transição das formas tradicionais de mídia para o formato digital deve fazer com que a quantidade de dados trafegadas pela internet aumente 44 vezes até 2020, na comparação com ano passado. Segundo estudo encomendado à IDC pela EMC, fabricante de sistemas de armazenamento e gerenciamento de informação, até o fim do período, ao menos um terço de toda a informação digital estará na nuvem, totalizando US$ 1 trilhão de investimentos em inovação.
De acordo com a pesquisa, somente neste ano serão trocados 1,2 trilhão de gigabytes de dados pela internet, crescimento de quase 50% frente os 800 bilhões de gigabytes registrados no ano passado. Atualmente, o número excede em 35% a capacidade de armazenamento de dados existente, número que deve saltar para mais de 60% em sete anos.
A pesquisa também analisa que as ferramentas colaborativas da web 2.0 aumentarão a responsabilidade das empresas em relação às informações trocadas na internet. A IDC aponta que, hoje, 70% das informações digitais são geradas por indivíduos, mas 80% delas são armazenadas por empresas, e que até 2020 esse desnível deve mais do que dobrar.
- Informação