As mensagens de cobranças enviadas por SMS estão sendo utilizadas com sucesso pela BL Cobrança no processo de recuperação de crédito, conforme relato de Lauri Pedro Bizotto, diretor empresa, que é usuária do sistema da Zenvia há três anos.
Segundo ele, a maior dificuldade em uma negociação é chegar até o devedor. "Este é o ponto crucial onde o SMS auxilia, pois o disparo ocorre em massa e o alto índice de leitura das mensagens favorece o relacionamento", diz.
O executivo afirma, entretanto, que não há dados exatos que permitam atribuir a redução da inadimplência somente ao uso do SMS, pois o fechamento de uma negociação envolve outros fatores, como o tempo que a dívida se estende, condições financeiras e perfil do devedor.
"Dos 600 mil disparos que realizamos por mês, cerca de 8%, ou seja, 40 mil contatos, retornam imediatamente, dando abertura para uma aproximação e, consequentemente, uma oportunidade para o fechamento da negociação", revela.
Dos retornos obtidos pela BL Cobrança, o maior índice de assertividade é com uma carteira jovem de clientes, de 18 a 26 anos que estão em pendência financeira até 180 dias.
"Acho que essa tendência dos jovens estarem sempre 'conectados', auxilia bastante. Além disso, o SMS é mais que uma ferramenta de cobrança, é uma forma de relacionamento com o cliente que também recebe uma mensagem positiva quando o acordo é concluído ou um aviso, informando que a dívida foi renegociada", conclui.
A redução de custo com telemarketing ativo e com o envio de cartas foi um dos fatores determinantes para a BL Cobrança adotar o SMS. Segundo Lauri, o SMS é quatro vezes mais barato que uma ligação para celular. "Com isso, conseguimos substituir metade do grupo de funcionários ativos por receptivos", afirma.
Quero negociar minha dívida com a Claro tv, uma vez que ligo pra mesma as atendentes me dizem que o meu processo de negociação está com a BL Negociações.
Como se proceder nesse caso?