A Recognition, que tem expertise em digitalização e gestão de documentos para o setor financeiro, investiu R$ 1 milhão no desenvolvimento do RDC (Remote Deposit Capture).
Trata-se de uma tecnologia que leva funções e recursos de banco para o varejo em geral e prestadores de serviços de qualquer porte.
O RDC brasileiro permite aos bancos instalar equipamentos e sistemas de depósito direto em clientes e levar facilidades no trato de documentos bancários e para o depósito de cheques.
"Como acontece em outros países, a facilidade e custo baixo de se depositar diretamente da casa, escritório ou loja sem enfrentar filas eleva consideravelmente o número de depósitos, o que é uma vantagem competitiva para as instituições que oferecem essa facilidade", explica Celso Furiani, Presidente da Recognition.
O executivo também ressalta que, com o RDC, os bancos podem criar e oferecer novos serviços aos clientes, como rotinas de antecipação e gestão de cheques pré-datados.
Segundo ele, nos países onde o RDC é muito usado verificou-se queda significativa do custo tanto para instituições financeiras quanto para clientes dos cheques.
O RDC permite que se faça a digitalização segura de cheques e outros documentos e, em seguida, as imagens podem ser transmitidas a um banco onde serão realizados depósito e compensação.
Assim, é possível estender os front-offices dos bancos para o varejo ou prestadores de serviços. Para o usuário do RDC, seja varejista ou prestador de serviços, um dos principais benefícios é o de não depender do horário de atendimento dos bancos e não ser necessário deslocar um funcionário para fazer depósitos, enfrentado filas e riscos no trânsito de cheques e documentos.
"Isso resulta em abatimento de custos e segurança". Outro lado da queda de custos é o varejista não precisar pagar o percentual em cada transação com cartão de crédito, explica Furiani.
Os investimentos da Recognition tiveram início na identificação e acordo com parceiro internacional Digital Check, norte-americana especializada em tecnologia de digitalização.
Na sequência, a Recognition investiu na preparação de equipe de analistas e de campo fora do país e em visitas aos principais usuários de RDC no mundo e na participação dos fóruns e eventos técnicos internacionais.
Já o desenvolvimento da solução de software foi feito a partir da padronização brasileira de troca interbancos de arquivo de imagens, a "Compe por Imagens" da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
A Recognition ainda desenvolveu os drives para instalação em cada um dos grandes bancos brasileiros. "Todo o processo de trazer o RDC ao País teve como a mais recente etapa a criação de tecnologia e equipe de instalação e funcionamento com sistemas compatíveis com os back offices dos bancos", ressalta Furiani.
Seu Celso sempre inovando! Um grande gestor que tive o grande prazer de trabalhar! Parabéns e muito mais sucesso para a Reco!