Secretaria informatiza farmácia para agilizar entrega de remédios

0

A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo decidiu modernizar e informatizar a farmácia de medicamentos de alto custo da Direção Regional de Saúde (DIR) de Santos, no litoral paulista. O sistema, inspirado em modelo pioneiro do Hospital das Clínicas de São Paulo, o maior da América Latina, começa a funcionar nesta terça-feira (25/7).

Com a informatização, a secretaria acredita que a entrega de medicamentos será mais rápida e eficiente. Isso porque toda documentação exigida, desde a geração da solicitação de medicamentos excepcionais até a autorização de procedimento de alta complexidade/custo (Apac), será produzida eletronicamente. Segundo órgão, o cadastramento de novos pacientes para entrega de remédios, que antes levava até 20 dias, poderá ser feito imediatamente. Caso a pessoa esteja com toda a documentação em ordem, o medicamento será entregue no mesmo dia em que o pedido for protocolado.

A expectativa também é diminuir o tempo de espera para a retirada dos remédios, de duas horas para 20 minutos, em média. "O sistema já foi implantado com êxito na capital e em cidades do interior, como Bauru, Campinas, Sorocaba e São José do Rio Preto. As novas farmácias de alto custo fazem parte da política da Secretaria de aumentar a qualidade do serviço e agilizar o atendimento prestado aos pacientes", afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A farmácia de medicamentos de alto custo da DIR de Santos atende hoje cerca
de 11 mil pessoas. Lá são distribuídos cerca de 200 tipos de remédios para
doenças raras e crônicas. O investimento da secretaria é de R$ 4,5 milhões
por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.