A IBM ampliou a sua linha de equipamentos de grande porte com o lançamento do Mainframe zEnterprise BC12 (zBC12), destinado a empresas de diversos tamanhos e de diferentes segmentos, como finanças, governo e educação.
Segundo a empresa, o equipamento tem softwares e sistemas operacionais aprimorados que permitem que os usuários capitalizem sobre cargas de trabalho emergentes, como mobilidade e segurança, melhorando o desempenho e a rentabilidade das infraestruturas já existentes.
O novo zBC12 fornece aos clientes níveis de desempenho, flexibilidade e escalabilidade sem precedentes porque possui um processador 36% mais rápido, com 4.2 GHz de velocidade, e o dobro de memória em relação ao seu antecessor, o z114.
Ainda de acordo com a IBM, um único zBC12 pode gerar uma economia aos usuários de até 55% em relação a ambientes distribuídos x86.
Quando integrado ao aplicativo DB2 Analytics Accelerator da IBM, o zBC12 pode executar cargas de trabalho de business analytics com tempos de resposta até nove vezes mais rápidos, com uma equação preço versus desempenho dez vezes melhor e preço total de aquisição 14% menor do que seus similares no mercado.
Em ambientes de computação em nuvem, o zBC12 pode consolidar até 40 servidores virtuais por núcleo ou até 520 em uma única área de cobertura.
"Tendências como cloud computing, análise de dados e mobilidade estão mudando a forma com a qual empresas de todos os segmentos interagem com seus clientes", afirma Frank Miller Koja, diretor de mainframe da IBM América Latina, acrescentando que as tecnologias zEnterprise atendem esses desafios.
A IBM também oferece uma nova versão baseada somente em Linux para o novo zBC12, o Enterprise Linux Server (ELS), para auxiliar empresas que estão expandindo rapidamente seus negócios, especialmente em mercados em desenvolvimento.
O ELS inclui hardware, um hypervisor z/VM e três anos de manutenção. O sistema pode executar um portfólio de mais de 3 mil aplicativos Linux e os usuários podem ampliá-lo com duas novas soluções: o ELS para Analytics e o Cloud-Ready para Linux em System z.