Bancos apontam IA e biometria facial como caminhos para eficieciência operacional

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Considerados os early adopters de tecnologias, os bancos enxergam a adoção de biometria facial e Inteligência Artificial como o principal caminho para chegar à eficiência operacional, evitando fraudes e oferecendo mais segurança aos clientes. Este é um dos principais caminhos encontrados em levantamento realizado pelo MIT – Massachusetts Institute of Technology – e encomendado pela Unico, empresa brasileira especialista em identidade digital. No dinâmico cenário da cibersegurança, um dado é crucial: cerca de 70% dos consumidores só realizam transações com empresas que protegem seus dados, enfatizando a necessidade de estratégias para elevar a segurança.

O investimento em tecnologias ligadas à identidade digital é apontado como um vetor essencial para o crescimento econômico e expansão do acesso a serviços não só no Brasil, mas em todo o mundo. Recentemente, a Deloitte e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) publicaram um relatório indicando que a biometria facial é utilizada por 75% dos bancos que adotam a IA para impulsionar a eficiência e a produtividade das operações. Para os bancos que já implementaram as IAs, a eficiência dos processos bancários se elevou a uma taxa média de 11%.

A autenticação de identidade digital não é apenas uma questão de praticidade, mas um imperativo nos negócios. Cerca de 76% dos líderes globais afirmaram que problemas na autenticação impactam negativamente os resultados financeiros, como transações não concluídas e fraudes. No Brasil, a adoção desse sistema de validação promete posicionar o país entre as economias digitais globais, impulsionado por um vasto mercado consumidor. Segundo a McKinsey & Company, o Brasil e países como a China e a Índia podem registrar um aumento de 3% a 13% do PIB até 2030 se conseguirem implementar, de fato, políticas de identificação digital que alcancem toda a população.

A autenticação da identidade digital tem um grande impacto no combate às fraudes, Atualmente, a Unico realiza mais de 45 milhões de autenticações de identidade por mês, entre acessos a bancos, carteiras digitais, fintechs, varejo e comércio eletrônico. As soluções de identidade digital geraram em torno de R$ 115 bilhões em economia para as empresas diante das fraudes evitadas, segundo estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a pedido da companhia.

Enquanto isso, os consumidores estão cada vez mais exigentes e conscientes sobre a importância da proteção de dados. Estimativas da Liminal, consultoria norte-americana de análise de mercado, apontam que produtos e serviços baseados em identidade digital podem ter um crescimento de 50% a 91% até 2026. "Apesar de serviços financeiros, comércio eletrônico e governo representarem 78% do mercado de identificação, o futuro deve ser marcado pela diversificação das indústrias que utilizam esse sistema, como entretenimento, mídias sociais, turismo, economia compartilhada e saúde", explica Guilherme Valgas, diretor de Produtos da Unico.

No entanto, os dados têm se tornado um produto cada vez mais valioso para as empresas e fraudadores, enquanto a privacidade e a segurança digital são desafiadas por QR Codes falsos, clonagem de chip e de voz via IA, e a segurança física é ameaçada por golpes em abertura de contas e logística. Estes são "campos de batalha" que custam às empresas latino-americanas até US$ 130 bilhões anualmente em prejuízos, segundo relatório da McKinsey. Nesse contexto, a biometria facial e outras formas de autenticação da identidade digital não são mais meras conveniências tecnológicas, mas uma fronteira onde segurança, privacidade, experiência e eficiência se encontram.

Um dos desafios no desenvolvimento de soluções é equilibrar prevenção e comodidade, minimizando a fricção e aprimorando a experiência do consumidor ao incluir mais camadas de proteção. Segundo Valgas, a mudança está relacionada às novas fronteiras da tecnologia: "uma delas é a omnicanalidade, já que a relação entre empresas e clientes está migrando do ambiente corporativo para o conversacional. Nesse contexto, um grande desafio para a indústria é fazer do WhatsApp um canal seguro. É uma longa jornada que envolve não apenas soluções de autenticação e análises comportamentais, mas personalização, automação de processos, assistentes virtuais, plataformas inteligentes de atendimento, análise preditiva para tendências e aplicação de IA na gestão de riscos e prevenção a fraudes", explica.

Segundo o executivo, a grande dor para os bancos é sair de um app próprio e seguro e ir para uma ferramenta conversacional que não permite rastreamento. "Esse novo cenário, que envolve ambientes físicos e digitais, exige acompanhamento constante da jornada do cliente para garantir segurança e confiabilidade, tanto para a empresa quanto para os clientes. Nesse setor, identificar as pessoas é fundamental para garantir a confiança no sistema financeiro. A tendência é que, cada vez mais, sejam implementados processos de autenticação e verificação da identidade além do cadastro inicial, utilizando ferramentas de biometria e IA", pontua.

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