A Kodak anunciou na quinta-feira, 23, que planeja vender a maioria de suas unidades de digitalização de documentos e de equipamentos de impressão e concentrar o foco de atuação nos segmentos de serviços e soluções de impressão comercial. A estimativa da companhia é que as vendas sejam concluídas no primeiro semestre de 2013.
As divisões que serão vendidas são de imagens personalizadas, que incluem a maioria de produtos de consumo e quiosques de impressão no varejo, além da divisão de digitalização de imagens, que fabrica scanners para clientes corporativos.
Este é mais um passo estratégico da companhia para tentar reorganizar os negócios e evitar a falência, após ter entrado com pedido de concordata em janeiro. “A venda desses segmentos é um passo importante no processo de reorganização da empresa para se concentrar em mercados comerciais, reduzindo custos e otimizando os modelos operacionais a fim de retomarmos a lucratividade”, disse Antonio M. Perez, CEO da Kodak, em comunicado.
Outra medida de seu plano de reestruturação, o leilão de patentes continua recebendo lances, sem prazo específico para encerramento. A empresa espera vender 1,1 mil registros de tecnologia de fotografia para levantar dinheiro em caixa.