A Mahindra Satyam, empresa indiana de serviços de TI (ex-Satyam Computer Services), investirá R$ 100 milhões no Brasil nos próximos três anos. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 24, durante visita do CEO mundial da companhia, CP Gurnani. Segundo ele, que veio pela primeira vez ao país, o investimento faz parte do plano da empresa de crescer oito vezes no mercado brasileiro até 2015. A empresa prevê receita de US$ 12 milhões com as operações no país até o fim deste ano.
Gurnani explicou que parte do investimento será aplicada na contratação de mil engenheiros, cuja meta é chegar a 1,2 mil profissionais no país nos próximos três anos. Faz parte do plano também a construção de uma fábrica no Brasil, que responderá pela produção de software para atender a demanda no país e na América Latina.
“Também estamos em fase de estudo de aquisições de empresas brasileiras, além da formação de parcerias com universidades e com o governo para expandir nossa atuação, principalmente tendo em vista a Copa do Mundo de 2014”, explicou Gurnani, ressaltando que a empresa está desenvolvendo software e aplicações para dar suporte à infraestrutura das cidades que sediarão os jogos do campeonato mundial de futebol. “Temos 14 engenheiros baseados no Rio de Janeiro trabalhando nisso e o apoio de 1.160 na Índia e na Suíça”, completou o executivo.
Segundo o CEO da Mahindra Satyam para a América Latina, Alberto Rosati, o Brasil representa 65% da operação do grupo em toda a América Latina, mas diz que, com a abertura de uma fábrica local, a ideia é crescer mais em outros países da região, como México, Peru, Colômbia e Argentina. “Vamos, a partir do Brasil, suportar todos os clientes latino-americanos, e eu ficarei à frente dessas operações”, destacou.
Estratégia global
Focada no segmento de comunicação e rede, mobilidade, computação em nuvem e segurança, a Mahindra Satyam registrou crescimento de 56,4% no lucro líquido e alta de 31% na receita global, de acordo com o informe de resultados financeiros do primeiro trimestre do ano fiscal de 2013.
Apesar de não arriscar nenhuma estimativa de crescimento para o próximo trimestre, Gurnani adiantou que em janeiro do ano que vem a empresa passará a ter uma nova marca, resultado da fusão entre a Tech Mahindra e a Satyam, se tornando uma empresa única.