Você já imaginou ser proprietário de uma marca de alimentos e bebidas e receber, por exemplo, informações de quantas vezes a porta do refrigerador de bebidas foi aberta e qual o produto mais consumido? Para responder questões estratégicas como esta e em tempo real, a Embraco, multinacional com foco em refrigeração, apresenta ao mercado o diili, um novo negócio que contribui para que marcas possam gerenciar de forma efetiva freezers e geladeiras nos pontos de venda.
Para o consumidor final, garantia de sua bebida na temperatura ideal ou do sorvete na consistência certa a qualquer hora do dia. Para as marcas, potencial aumento nas vendas, eficiência energética e redução de até 15% em custos operacionais. O diili gerencia isto não apenas em uma geladeira, mas em até milhares de unidades instaladas.
Tecnologia desenvolvida com base na Internet das Coisas (IoT), o diili entende o funcionamento de freezers e geladeiras comerciais, indica a localização do equipamento e alerta sobre falta de estoque, falhas ou necessidade de manutenção preventiva. Além disso, desvenda o comportamento do consumidor no ponto de venda, permitindo análises mais completas sobre o desempenho dos produtos expostos. Traz, ainda, métricas para o mundo real, anteriormente oferecidas somente pelo comércio eletrônico, que permitem aconselhar e sugerir a localização mais estratégica do equipamento, por exemplo.
A inteligência gerada faz com que as marcas conheçam melhor o consumidor e a partir disto consigam tomar decisões estratégicas para aumentar as vendas e reduzir perdas com manutenção em até 10%. Alinhado à estratégia de sustentabilidade da Embraco, o diili ainda tem potencial para reduzir em 15% o consumo de energia dos refrigeradores por possibilitar uma refrigeração mais adequada ao tipo de carga armazenada e às características do ponto de venda.
"O diili representa a nova Era da refrigeração comercial. Torna estes equipamentos mais inteligentes e traz soluções inovadoras que agregam resultados às marcas e à cadeia de refrigeração. A Embraco pretende continuar sendo protagonista desta evolução para levar mais qualidade de vida às pessoas", resume Luis Felipe Dau, CEO da companhia, que investe de 3% a 4% da receita líquida em Pesquisa & Desenvolvimento e conta com 600 profissionais dedicados exclusivamente a esta área.
Como funciona?
A inteligência que agrega valor ao negócio ocorre porque o diili consegue avaliar o status dos equipamentos de refrigeração comercial em campo 24 horas por dia. Para isto, utiliza técnicas avançadas de IoT, onde sensores espalhados pelo equipamento entendem seu funcionamento, o ambiente em que se encontra instalado e como o refrigerador ou freezer é utilizado. Todas essas informações são enviadas através da internet para uma aplicação em nuvem (Cloud), onde o diili entra em ação. A plataforma analisa dados, faz correlações e traça aprendizados necessários gerando inteligência e contribuindo para a estratégia da marca.
A marca acompanha o resultado gerado por meio do aplicativo do diili, de forma online, no celular ou na tela do computador. Com o uso da solução, por exemplo, é possível se antecipar a eventuais problemas para preservar a qualidade dos alimentos em um caso de falta de energia ou até mesmo centenas delas se o problema for em uma grande região. Essa percepção, no fim do dia, é convertida em menos perdas e mais assertividade nas vendas. A plataforma também vai permitir à marca interações com seus consumidores por meio de promoções.
Novas e eficientes soluções
A experiência de 46 anos em refrigeração da Embraco aliada ao seu protagonismo, DNA inovador e o foco no cliente criou um ecossistema propício para o desenvolvimento do diili. "No início, dedicamos um tempo para conhecer a realidade dos clientes e aplicamos técnicas de inovação modernas e ágeis em nossos processos. Esta combinação nos ajudou a criar um modelo de negócio alinhado às necessidades deles e que foi validado após alguns pilotos", conta Ernani Nunes, diretor de Novos Negócios da Embraco.
Segundo ele, a plataforma atenderá o Brasil neste primeiro momento, mas já caminha para se tornar uma solução global. "A arquitetura da solução desenvolvida pode ser utilizada em diferentes regiões. Por operar na nuvem, atendem o que temos de mais avançado em critérios de segurança. Para esta construção, contamos com o suporte de parceiros e com o diferencial da Embraco de poder desenvolver todas as camadas da tecnologia, o que permite um melhor nível de desempenho", destaca.
A Embraco é uma das primeiras empresas do segmento de soluções em refrigeração a mover sua cultura para um posicionamento digital. Iniciativas como aquisição da UpPoints, startup que desenvolveu um sistema inovador de comportamento do consumidor e reconhecimento de imagem e análise da performance de vendas de produtos, e o aplicativo Toolbox App, que reúne informações necessárias para a rotina de técnicos refrigeristas, são exemplos desta jornada digital. A companhia também é co-fundadora da Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII), e conta com outras ações no contexto de Internet Industrial das Coisas.