Nova ONG "Instituto Escola Conectada" quer conectar todas escolas públicas em alta velocidade até 2025

0

Criado em março de 2021, o Instituto Escola Conectada é uma ONG que tem como propósito impulsionar a transformação da sociedade por meio da conectividade. Seu objetivo é que todas as escolas públicas do Brasil estejam conectadas à internet de alta velocidade (ou seja, com pelo menos 100 Mega) até 2025.

Até o momento, 43 escolas públicas nos estados de Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco estão sendo conectadas. A internet é fornecida e mantida por provedores parceiros, que disponibilizam a conectividade como forma de gerar impacto positivo na educação brasileira.

"Ao levar internet com qualidade para estas escolas, estamos promovendo não apenas a inclusão de crianças e adolescentes na tecnologia, mas também criando novas oportunidades de aprendizado e auxiliando no desenvolvimento do país", explica Tomas Fuchs, um dos fundadores do Instituto Escola Conectada. "Acreditamos que os provedores locais podem e querem fazer parte desta transformação. Enxergamos eles como parceiros fundamentais e parte da solução".

"A transformação digital não é mais um projeto, é o presente, e as escolas públicas não podem ficar de fora. A inclusão digital é essencial para o desenvolvimento das nossas crianças e jovens. É uma troca onde todos ganham, um ecossistema necessário. Hoje investimos nas escolas e em breve estas crianças e jovens mais capacitados estarão no mercado de trabalho", diz Bruno Ajuz, SVP da Telecall.

Cenário atual

De acordo com dados do Censo Escolar 2020, divulgados pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), cerca de 30% das escolas da rede pública não dispõem de internet e outras 13% dispõem de uma conexão que não é de banda larga.

"O quadro atual é: frequentemente a internet não chega. Quando chega, não é distribuída. Quando é distribuída, nem sempre é usada. Quando usada, pode não ter a manutenção adequada. No fim, quem perde, é o aluno e o Brasil. Queremos mudar este cenário derrubando o "primeiro dominó" da sequência: a internet precisa – e vai – chegar", diz Tomas.

Para garantir a sustentação do projeto, ele diz que isso "será possível através de entendimentos entre a própria escola, provedores de Internet e também com novos parceiros e instituições  que venham a se juntar ao projeto", acrescentado que a iniciativa está sendo muito bem recebidas por prefeituras e secretarias de educação".

Primeira escola

A primeira escola a participar do projeto foi a Escola Municipal Prudente de Moraes, localizada em Miracema, noroeste do estado do Rio de Janeiro, em parceria com o provedor de Internet Sumicity.

"O Escola Conectada transformou a nossa escola! Sem a nova conexão de internet não teríamos conseguido seguir as rotinas pedagógicas. Logo na primeira semana uma professora faltou e a aula só foi possível devido à conexão de alta velocidade. O Escola Conectada foi um grande presente", comenta Vanessa Titonelli, diretora da Escola Municipal Prudente de Moraes, em Miracema.

De olho no futuro

Com apenas alguns meses de vida, o Instituto Escola Conectada já conta com o apoio de algumas empresas como o Grupo Datora e os provedores Sumicity, Telecall, Ligue Telecom, Telium, Um Telecom, RLine e Net Cintra.

Além de articular com os provedores, o Escola Conectada também convida a toda sociedade a fazer parte dessa ação. "Contamos com o apoio não só de empresas interessadas em participar desse projeto, como também de estudantes, professores, diretores e toda comunidade que deseja levar internet de alta velocidade para alguma escola pública da sua região. Afinal, juntos poderemos ir ainda mais longe em prol da inclusão e da transformação digital na Educação", comenta Fuchs.

Para inscrever qualquer escola pública no projeto é simples: basta acessar o site do Instituto Escola Conectada e preencher os dados solicitados para que a organização busque em seu banco de dados empresas parceiras que possam apoiá-la com a conectividade.

Provedores e demais interessados em se tornar parceiros da ação também podem fazer o cadastro e encontrar mais informações no site do Instituto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.