Empresas brasileiras querem montar laboratórios próprios para testes de apps

0

O mercado de testes de aplicativos móveis mal nasceu e já existe demanda por parte da área de TI de grandes empresas brasileiras para internalizar essa tarefa. O CEO e fundador da deviceLab, Leandro Giane, relata ter sido procurado por mais de uma companhia interessada em montar um laboratório próprio para testar seus apps e sites móveis, especialmente com a finalidade de corrigir mais rapidamente erros na programação. A deviceLab está estudando uma maneira de atender a esses pedidos, transformando a montagem de laboratórios de terceiros em uma nova fonte de receita para a empresa. O modelo de negócios ainda não está definido. A demanda por um laboratório interno parte de empresas que administram diversos apps e sites móveis de suas marcas, com frequentes atualizações e lançamentos.

"Às vezes o cliente precisa do aparelho ao seu lado para corrigir um bug. O que há hoje dentro das empresas são laboratórios amadores, com poucos terminais", explica o executivo. Não é uma tarefa simples construir e manter um laboratório profissional de teste de apps, com dezenas de celulares rodando ao mesmo tempo e que requerem constante atualização de software e gestão inteligente de energia.

A deviceLab nasceu há um ano e atende principalmente empresas da área de comércio eletrônico. Seus testes verificam a usabilidade, a funcionalidade e a performance dos apps e sites móveis dos clientes. Em seu laboratório há cerca de 30 diferentes celulares que, combinados com versões de sistemas operacionais e navegadores diferentes, permitem a realização de testes reais em mais de 130 ambientes. A deviceLab consegue identificar problemas que os consumidores enfrentam durante a navegação no site ou app móvel e que podem prejudicar o processo de venda on-line dos produtos do cliente. Todos os testes são filmados e um relatório com sugestões é entregue ao contratante. Os testes podem ser feitos de uma vez só, sob encomenda, ou com uma frequência pré-estabelecida, para acompanhamento de indicadores definidos pelo cliente. Empresas como Webmotors, Globosat e Livraria Travessa usam os serviços da deviceLab.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.