Speedtest Awards confirma a Claro como a provedora com rede mais veloz do País

0

A Claro acaba de receber os prêmios Brazil's Fastest Mobile Network e Brazil's Fastest Fixed Network, concedido pela Ookla. A premiação consolida a operadora como a mais rápida do país, tanto em internet móvel como em fixa.

A Ookla é especializada em aplicações de testes de banda larga fixa e móvel, dados e análises. A partir da leitura dos testes de conexão móvel e fixa realizados pelos consumidores brasileiros, via aplicativo ou site do Speedtest, a Ookla considerou os critérios de velocidades de download, upload e latência das principais operadoras do Brasil.

O desempenho obtido nas mensurações, no primeiro e segundo trimestres deste ano, premiou a Claro como a operadora móvel mais rápida do País, com média de velocidade de download de 31,77 Mbps, índice 47% superior à média do mercado, de 21.55 Mbps. Em relação à concorrência, a operadora tem média 36% maior que segunda colocada (23.41 Mbps) e 110,5% superior à terceira (15.09 Mbps).

O mais recente balanço da Anatel sobre o setor de telefonia móvel, referente ao mês de julho de 2019, revela que a Claro lidera o crescimento no pós-pago pelo nono mês consecutivo. A maior parcela desse avanço no segmento é fruto de portabilidade. Ou seja, o diferencial da conexão móvel também atrai, além de clientes novos, usuários de outras operadoras.

Nas medições realizadas em banda larga fixa, a velocidade média de download da Claro foi de 49.49 Mbps, a maior entre as principais operadoras do País, sendo 47% superior à média nacional (33.58 Mbps). Já a média alcançada pela segunda (45.50 Mbps) e terceira colocadas (42.55 Mbps) são cerca de 8% e 14% menores que a da Claro, respectivamente. A performance da operadora superou os números do semestre anterior em 23% – quando o levantamento registou médias de 40.26 Mbps para a banda larga fixa da Claro.

Na categoria móvel, a Ookla considerou a média alcançada em testes feitos por smartphones com sistemas operacionais Android e iOS. Já na rede fixa, a pesquisa avaliou as maiores velocidades atingidas em conexões com e sem fio (Wi-Fi) de cada operadora responsável pela conexão.

Durante o período (Q1 + Q2), 4.1 milhões de testes foram executados em dispositivos compatíveis com LTE (4G) conectados por redes móveis e 63.6 milhões foram realizados em redes de banda larga fixa.

A rede móvel da Claro foi líder na média de velocidade de download em 26 das 27 unidades federativas no primeiro semestre de 2019, de acordo com a rigorosa avaliação da Ookla. Foi destaque em Estados como Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais, com médias de 44.60 Mbps, 43.09 Mbps e 39.63 Mbps, nesta ordem. Todo esse desempenho é resultado do investimento contínuo da Claro em qualidade, tecnologia e infraestrutura da rede de última geração, o 4.5G.

Na categoria fixa, a operadora oferece a conexão à internet mais rápida em 15 unidades federativas. No Ceará, Distrito Federal e Bahia, por exemplo, alcançou médias de download entre 60.94 Mbps e 57.83 Mbps. Por conta do investimento constante na infraestrutura, a Claro segue liderando o crescimento do mercado de banda larga fixa no Brasil e também no segmento de "ultravelocidade" – onde, segundo o último balanço da empresa, alcançou 5,3 milhões de acessos, mantendo a sólida liderança com 52% de participação neste nicho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.