Com uma área de atuação em 15 municípios e 19 unidades de negócios no Rio Grande do Sul, a Cooperativa Agrícola Tupanciretã (Agropan) investe na profissionalização dos seus sistemas de gestão com adoção do sistemas de gestão da Senior.
A cooperativa implantou as soluções o Gestão Empresarial | ERP e os módulos de folha, ponto e benefícios da solução Gestão de Pessoas, contemplando as ferramentas de análise de impacto eSocial e o módulo de documentos eletrônicos eSocial. Além disso, terá também a ferramenta de Business Intelligence para consolidar os dados gerenciais em visualizações personalizadas facilitam o planejamento e a melhor alocação de recursos, permitindo o controle diário dos indicadores do negócio através de informações que auxiliam a atingir os objetivos estratégicos.
O volume do contrato gira em torno de R$ 1 milhão e foi assinado pela filial da Senior em Porto Alegre. "A confiança depositada pelo cliente no escopo do projeto foi primordial para que pudéssemos atender às necessidades da cooperativa", diz o coordenador da filial, Roberto Rossoni.
"Queremos mais autonomia na gestão para contribuir com o desenvolvimento regional sustentado pela qualidade e tecnologia dos nossos produtos", afirma Oneide Plautz, gerente de projetos. "Os sistemas de gestão empresarial atuam em toda a cadeia produtiva, agrupando informações, eliminando a redundância e otimizando os processos. Um sistema eficiente é capaz de sinalizar com precisão o saldo em estoque de matérias-primas, permitindo que haja a emissão de ordens de compra tão logo se observe que os níveis de estoque são insuficientes para a produção".
No agronegócio, um dos segmentos de mercado que mais apresenta crescimento – em 2013 alcançou expansão de 7%, o maior índice desde 1996 – a necessidade de maior eficiência e controle dos processos produtivos e de avaliação de desempenho, de forma contínua e segura, é urgente: é preciso buscar ganhos em escala, sempre com atenção às capacidades produtivas, com foco na tomada de decisões.
A Agropan estimula o desenvolvimento da cadeia do agronegócio em diversas regiões do do Rio Grande do Sul pela participação ativa nas áreas de produção e armazenamento de grãos, rações, insumos agrícolas e veterinários, peças agrícolas e automotivas. "Sabemos que é preciso buscar a eficiência operacional e a automação dos processos como diferencial competitivo", conclui Plautz.