A Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista adotou o serviço do Mercado eletrônico para a terceirização das compras dos produtos que não são estratégicos e já contabiliza mais de R$ 20 milhões de compras no período de cinco meses. A empresa também adotou o sourcing – método de negociação que analisa cada categoria de compra para obter o menor custo de aquisição – e o leilão reverso, uma negociação eletrônica em que os fornecedores disputam os melhores lances.
Segundo Carlos Mario Caro, gerente de suprimentos da CTEEP, a empresa iniciou o processo de terceirização de suas compras em agosto de 2007 e incluiu a compra de diversos itens, como relés, equipamentos diversos, serviços de manutenção e componentes para operações. "Com esta parceria, pudemos nos dedicar mais estrategicamente ao nosso negócio, deixando a gestão de suprimentos, agora divididos por categorias, sob a responsabilidade do Mercado Eletrônico", diz.
De acordo com o especialista, a CTEEP reduziu em 30% o tempo gasto com a realização das aquisições, garantindo uma economia de 12,97% no preço final das compras. "Em determinados casos levávamos mais de 30 dias para adquirir alguns produtos e hoje 90% desses itens são obtidos em até cinco dias", comemora.
Para Luiz Gastão Ribeiro Bolonhez, vice-presidente Comercial e de Marketing do Mercado Eletrônico, nos próximos meses a CTEEP deverá também avaliar a aquisição da Padronização dos Cadastros de Materiais, uma solução voltada para realizar a transação imediata de qualquer tipo de material, facilitando as operações com os fornecedores da empresa ao uniformizar a nomenclatura dos dez mil itens da companhia.