A Veracel Celulose, produtora de celulose branqueada, incluiu no projeto de sua fábrica toda a infra-estrutura necessária para adoção da telefonia IP. Para desenvolver o trabalho de implementação e gerenciamento da rede, a Veracel elegeu a Nexa Tecnologia & Outsourcing, empresa brasileira especializada em soluções corporativas de TI.
"A decisão de adotar a telefonia IP foi tomada ainda durante a fase de projeto da fábrica", diz Rogério Luiz Costa, gerente de TI da Veracel Celulose. Ele destaca que a Veracel adquiriu um "pacote fechado", que incluía não só os equipamentos necessários mas também a execução dos trabalhos pelos especialistas da Nexa. No total, como recorda, foram 33 km de fibra ótica, 45 km de cabos UTP e 64 switches Cisco em 32 armários de rede.
Hoje, a Veracel tem 1800 pontos de rede, 31 pontos de antenas wireless e 700 telefones IPs. "A telefonia IP representou uma mudança de paradigma na Veracel. Não preciso de uma equipe dedicada para manutenção, mudança e instalação de novas linhas e ramais. Basta desplugar e plugar um aparelho num ponto de rede do local desejado", diz Costa. Ele revela que a empresa usa apenas cerca de 60 telefones analógicos em alguns ambientes insalubres, e adianta que já está prevista – para 2010 ou no mais tardar 2011 – a expansão do backbone.