A Datablink, Inc., fornecedor para autenticação e prevenção de fraudes, anuncia o começo de suas operações, a partir da brasileira BRToken, que já atua há sete anos no mercado de autenticação de usuário e assinatura de transação. As soluções a serem oferecidas serão um dispositivo físico Datablink e um aplicativo mobile, ambos as tecnologias exigem a presença física do autenticador para a operação do usuário ao mesmo tempo em que emprega as técnicas de desafio e resposta.
Os dispositivos físicos da Datablink criam um canal seguro com o backend de uma organização. Isto permite autenticações avançadas e assinatura de transações financeiras por meio da leitura de uma imagem piscante, gerando uma senha ou assinatura dinâmica. O usuário simplesmente pressiona o botão inferior para ingressar no modo de leitura, aponta o sensor na direção de uma imagem piscante na tela do computador ou qualquer outro dispositivo e confirma que os valores da transação apresentados estão corretos. Uma assinatura eletrônica então é gerada.
Os aplicativos mobile da Datablink permitem aos usuários receber uma notificação "push" em seu telefone, incluindo o seu pedido de aprovação da tentativa de autenticação ou os detalhes da transação, assim como um pedido de verificação. Após checar os detalhes da transação os dados são automaticamente transmitidos ao backend e a transação é aprovada ou recusada. Se nenhum canal de informação está disponível, o usuário pode utilizar o app Datablink para capturar um QR Code com a câmera de seu telefone, exibindo o desafio da autenticação ou os valores da transação na tela do dispositivo. O usuário confirma e valida a transação, gerando uma assinatura eletrônica.
"Estamos orgulhosos em anunciar o início das operações da Datablink assim como nossa sede nos Estados Unidos, em Tysons Corner, na Virginia", afirma Shlomi Yanai, presidente e CEO da Datablink. "A companhia oferece uma poderosa combinação de tecnologia e liderança no mercado de segurança da tecnologia de informação. Enxergamos grandes oportunidades para aproveitar o sucesso da BRToken na América Latina e expandir a utilização das soluções de autenticação e assinatura de transações avançadas da Datablink em todo o mundo".
Alexandre Cagnoni, que até então era diretor de tecnologia da BRToken, agora atuará como CTO da Datablink. Cesar Lovisaro, que era o diretor comercial, será vice-presidente de contas estratégicas. Fernando Lau passa a ser diretor de operações da nova empresa.