A Atento, empresa espanhola de contact center e outsourcing de processos de negócios (BPO), controlada pelo fundo de private equity Bain Capital Partners, encerrou o terceiro trimestre deste ano com lucro líquido de US$ 8 milhões, o que representa um crescimento de 70,2% na comparação com os US$ 4,7 milhões registrados em igual período de 2013.
A receita totalizou US$ 589,6 milhões, aumento de 1,6% em relação aos US$ 580,3 milhões contabilizados um ano antes. A empresa atribui o incremento da receita ao forte desempenho nas Américas e no Brasil, que em grande parte compensou a redução na região que engloba Europa, Oriente Médio e África (EMEA). A receita da região em Latam — incluindo Américas e Brasil — aumentou 9,1% em moeda constante.
A receita no Brasil foi de US$ 307,7 milhões, o que representa um aumento de 5% na comparação trimestral anual, impulsionada em grande parte pelo crescimento com clientes do setor de telecomunicações, sem incluir a Telefônica. A região das Américas totalizou US$ 204,3 milhões, aumento de 2,6% ano sobre ano, enquanto a região EMEA contabilizou US$ 77,7 milhões, queda de 12,2% em relação a um ano atrás.
O Ebitda ajustado (lucro antes dos juros, impostos, depreciações e amortizações) foi de US$ 88,2 milhões, um crescimento de 2,8% diante dos US$ 85, 8 milhões apurados no terceiro trimestre de 2013. O aumento do Ebitda é imputado principalmente ao crescimento obtido entre os clientes atuais da companhia, à melhoria da margem de receitas e a eficiência operacional.
O fluxo de caixa livre foi de US$ 18,7 milhões no terceiro trimestre na comparação com os US$ 10,2 milhões contabilizados ano passado, um aumento de 83,3%, impulsionado por um forte fluxo de caixa líquido das atividades operacionais.