Grávidas de Campina Grande podem acompanhar gestação por app

0

A prefeitura de Campina Grande (PB) lançou hoje (23/11) o projeto Saúde Inteligente Móvel para Maternidade (SIM Maternidade), uma iniciativa para aumentar o acesso ao pré-natal através de um aplicativo. Com o app, as gestantes, ao longo de sua assistência médica, podem monitorar sua saúde, acompanhar consultas pré-natal e ser alertadas sobre quaisquer problemas relacionados à gravidez.

A expectativa do projeto, tocado em parceria com a Qualcomm Incorporated – por meio do programa Qualcomm Wireless Reach – a MTM Tecnologia, é reduzir o número de internações de mulheres em gestação de alto risco, aproveitando tecnologias móveis. O projeto também faz parte de um estudo clínico que avalia o uso da tecnologia móvel na melhoria da saúde materna.

O aplicativo SIM Maternidade está disponível nos sistemas Android e iOS para todas as gestantes de Campina Grande. No app, as gestantes podem acessar materiais educativos, preencher formulários de acompanhamento, receber alertas e mensagens relevantes e registrar a evolução da gravidez.

Os dados coletados pelo aplicativo serão analisados e compartilhados com os prestadores de cuidados de saúde através da plataforma web do projeto. Ter acesso a essas informações permitirá que o projeto SIM Maternidade e equipes de saúde monitorem a saúde das gestantes, bem como gerem relatórios e indicadores de saúde.

Benefícios do app

Por meio do aplicativo, ações fundamentais podem ser tomadas pela equipe de saúde do SIM Maternidade, como: registrar observações, notificar a equipe médica, revisar o histórico médico do paciente e acessar dados e informações enviadas pelo paciente. Além disso, a equipe de saúde é notificada sempre que houver um potencial alerta de saúde.

Atualmente, a maioria das consultas de pré-natal são realizadas pela equipe de saúde da família nas unidades básicas de saúde. Essas unidades têm inúmeras outras tarefas, além de desempenhar esse papel, lembra Francisco Soares, vice-presidente de Relações Governamentais da Qualcomm Incorporated. "O uso de ferramentas móveis de saúde traz oportunidades para melhorar o monitoramento, além de funcionar como um verdadeiro portal para a educação em saúde."

A equipe de Inteligência Artificial da Qualcomm realizará a mineração de dados e análise de tendências para identificar padrões, a fim de aprimorar a análise das informações enviadas às equipes de saúde. Os resultados da análise serão disponibilizados na plataforma para a equipe da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria de Ciência e Tecnologia, além de gestores de clínicas e equipes de saúde.

Quem desenvolveu

A plataforma, que inclui o site e o aplicativo móvel, foi desenvolvida pela MTM Tecnologia especialmente para o projeto SIM Maternidade, com o objetivo de melhorar a saúde materna, apoiando os usuários por meio do monitoramento remoto, proporcionando acesso a recursos educacionais e aumentando a comunicação entre os profissionais de saúde e seus pacientes.

"O pré-natal desempenha um papel importante na prevenção de complicações na gravidez. Estamos felizes em trazer tecnologias mobile para ajudar na detecção precoce e no acompanhamento de situações de risco para gestantes", disse Laryssa Almeida, secretária de Ciência, Tecnologia e Informação.

O panorama epidemiológico da saúde materno-infantil no Brasil apresenta elevados índices de mortalidade materna, bem acima dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A taxa de mortalidade no Brasil em 2017 foi de 64,5 óbitos por 100 mil nascidos vivos. O país deve reduzir sua mortalidade materna em 50% para atingir essa meta de 30 óbitos por 100 mil nascidos vivos1. Nesse cenário, o pré-natal desempenha um papel importante na prevenção de complicações na gravidez.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.