PL que obriga sistemas de inteligência artificial do governo a seguirem boas práticas ambientais é aprovado em Comissão

0

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou projeto que estabelece que os sistemas de inteligência artificial utilizados pelos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta deverão ser compatíveis com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, na forma da regulamentação.

De autoria do deputado Helio Lopes (PL-RJ), o Projeto de Lei 705/22 define que os sistemas de inteligência artificial deverão atender aos seguintes objetivos:

  1. a promoção do desenvolvimento econômico sustentável e a proteção e preservação do meio ambiente;
  2. respeito à pluralidade e à diversidade, a observância do princípio da não discriminação e
  3. respeito à dignidade humana e aos direitos e garantias fundamentais dos cidadãos;
    a garantia do uso de mecanismos de governança baseados na transparência, na ética e no colaboracionismo.
  4. O parecer do relator, deputado Gustavo Fruet (PDT-PR), foi favorável à proposta. "Nós temos que ter o desafio de estimular a implantação da inteligência artificial no País, mas tendo clareza com relação a limites, ao seu uso ético e responsável", avaliou.

Outra proposta

A Câmara dos Deputados já aprovou no ano passado o Projeto de Lei 21/20, que estabelece fundamentos e princípios para o desenvolvimento e aplicação da inteligência artificial no Brasil, listando diretrizes para o fomento e a atuação do poder público no tema. O texto está em análise no Senado Federal.

Os senadores criaram uma comissão temporária de juristas para analisar o projeto da Câmara, entre outros, e apresentar um anteprojeto mais amplo para regular a inteligência artificial no Brasil. A previsão é que os trabalhos se encerrem em 7 de dezembro

O PL 705/22 agora será analisado em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. As informações são da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.