Com a entrada em vigor da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) em setembro de 2020, todas as empresas passaram a priorizar projetos de adequação para protegerem a privacidade e os dados de seus clientes, usuários e consumidores inclusive com ferramentas de conformidade.
Mas nem toda empresa deixou para a última hora, muitas já vinham trabalhando há bastante tempo nesse sentido e hoje possuem os mais avançados mecanismos, controles e sistemas voltados a conformidade com a LGPD o que garante as melhores práticas de privacidade para clientes, funcionários e fornecedores, como o caso do Banco RCI Brasil e demais empresas do Grupo.
Foi em meados da década de 20 quando o lendário Louis Renault fundou a DIAC – Diffusion Industrielle et Automobile par le Crédit, que começou a ser escrita a história do Grupo RCI no mundo. Isso tornou possível o crédito ao consumidor, ainda que, para muitos franceses, soasse como uma moda americana distante. Mais tarde, a DIAC se tornaria o RCI Banque.
O RCI Bank and Services é o braço financeiro da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi no mundo e está presente em 36 países
Em mais de 36 países e 5 continentes o banco tem como objetivo contribuir para o crescimento das marcas do grupo. No Brasil o grupo esta presente através do Banco RCI Brasil (que fornece soluções de investimento e financiamento para as marcas Renault e Nissan), Administradora de Consórcio RCI Brasil (Consórcio Renault e Consórcio Nissan), Corretora de Seguros RCI Brasil e RCI Brasil Serviços e Participações (que inclui o serviço de locação de veículos por assinatura do Grupo).
O projeto de adequação para a LGPD teve início ainda em 2018, contou com a contratação de empresa de consultoria especializada, criação de squads internos, treinamento e definição do DPO, o encarregado pelo tratamento de dados pessoais do Grupo. A escolha de uma ferramenta para LGPD é uma etapa fundamental, pois é com ela que o programa de privacidade será melhor gerenciado pelos responsáveis.
No caso do Grupo RCI Brasil, a plataforma que mais atendeu as necessidades foi a Privacy Tools, uma empresa brasileira que já atende grandes empresas em projetos de adequação. A plataforma da Privacy Tools entrega para o Grupo ferramentas para gestão de cookies, portal de atendimento dos titulares, privacidade em aplicativos, data mapping, gestão de consentimento, integração com diversos softwares, inclusive SalesForce e outros sistemas para reduzir ao máximo o trabalho manual.
De acordo com o DPO do Grupo RCI Brasil, Maick Dias sobre a escolha da Privacy Tools: "Escolhemos uma empresa nacional, que tivesse muita flexibilidade para customizações e que pudesse nos dar um atendimento diferenciado na construção do melhor modelo de conformidade para o tema de privacidade. São muitas empresas no grupo, cada uma com seus gestores e necessidades específicas, precisávamos de um parceiro não apenas de um fornecedor."
Com grande volume de negócios B2B2C o Grupo entrega aos clientes e à rede de concessionárias dos grupos Renault e Nissan, serviços e financiamentos para veículos novos e usados. Além disso, através de seu banco digital o Banco RCI Brasil oferece opções interessantes de investimentos em CDB a todo público.
O Banco ainda é responsável pelo financiamento de mais de um terço das vendas da Renault e da Nissan aos consumidores finais, sendo uma das financeiras de montadoras mais ativas e representativas do mundo.
Iniciou suas atividades operacionais em junho de 2000 e encontra-se na liderança entre todos os bancos que financiam os veículos Renault e Nissan zero quilômetro no Brasil.