ONS lança recurso no aplicativo para acompanhar programação diária da operação

0

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) começou 2021 disponibilizando mais um serviço no aplicativo ONS+, lançado em agosto de 2020, e que gradualmente vem ganhando melhorias. A nova funcionalidade permite que os usuários visualizem todas as fases (as atividades já concluídas e as pendências) da Programação Diária. A evolução da ferramenta é mais um passo do Operador para se aproximar do setor elétrico e se modernizar, permitindo consultas de informações na palma da mão.

O recurso permite ainda que os agentes confiram as informações estatísticas do que já foi enviado e acompanhem o andamento do estágio pós-Dessem. Segundo Maria Cândida Abib, gerente de Programação Diária do ONS, a ferramenta será ainda uma aliada em casos de auditorias. "Além de trazer maior transparência e mobilidade a todos que atuam na Programação Diária da Operação, em especial aos agentes", ressalta.

Para 2021 ainda estão programadas outras evoluções no ONS+. O próximo recurso a ser lançado deverá viabilizar a comunicação entre o Operador e os agentes. Com isso, será possível trocar mensagens entre ambas as partes pelo próprio app, dando mais agilidade à rotina dos profissionais do setor

"Temos como desafio acrescentar novos serviços no aplicativo que possibilitem uma interação maior dos agentes com o ONS nas trocas de informações que, atualmente, usam outros sistemas", comenta Eduardo Bruno, analista de sistemas do ONS. Outro update no radar do time de tecnologia é a inserção da função de envio de ofertas e comentários por meio da ferramenta.

Lançado em comemoração aos 22 anos do Operador, o ONS+ reúne em um só lugar informações do site institucional e do portal de relacionamento com agentes, o SINtegre. Na área "aberta", é possível acompanhar os dados que o Operador disponibiliza, como a carga de energia, o balanço de energia entre as regiões, a geração por fonte e o nível dos reservatórios de forma simples e intuitiva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.