Publicidade

    Contextualização e hiperpersonalização: os próximos passos do m-commerce

    0
    Publicidade

    As chances de uma venda ser concretizada aumentam de maneira significativa quando a oferta é feita no contexto certo e para a pessoa certa. Com a infinidade de dados que o celular é capaz de gerar sobre o seu dono, é possível agregar ao comércio móvel uma contextualização e  uma personalização cada vez maior. Até o humor do usuário pode ser identificado pelo seu comportamento de uso do celular. Mais do que isso: o seu humor futuro pode ser antecipado por um algoritmo. O uso de big data e de machine learning são a próxima fronteira do comércio móvel, na opinião de analistas reunidos em painel sobre o tema no Mobile World Congress (MWC), em Barcelona, nesta quarta-feira, 24.

    “Quando falamos em contextualização, não se trata apenas de localização, data e hora. Na nossa empresa lidamos com mais de 40 aspectos de contexto. A emoção é um deles. Conseguimos saber se você está estressado ou relaxado. Isso é levado em conta antes de te enviar um conteúdo”, disse Scott Snyder, presidente da Mobiquity.

    O executivo argumenta que as empresas precisam aprender sobre os seus usuários individualmente, de maneira que possam hiperpersonalizar as suas ofertas, em vez de construir um produto para atender a todos. “É necessário entender o que funciona e o que não funciona para cada um dos seus clientes. Isso é alcançado com a análise de big data e machine learning”, argumentou. Snyder citou como exemplos positivos o Netflix, que trabalha com uma ferramenta de recomendação personalizada, e seguradoras de automóveis que oferecem descontos de acordo com o comportamento de cada motorista ao volante, a partir de dados coletados por um dispositivo instalado no carro. Em troca da coleta de informações, ele sugere que as empresas ofereçam benefícios, como descontos ou bonificações.

    Obviamente, a adoção de tais ferramentas precisa ser feita com cuidado para não incomodar os usuários. Em uma pesquisa feita em tempo real com a plateia no auditório, 81% consideraram positivo receber ofertas de produtos com base em previsão de comportamento e hiperpersonalização e 19% disseram achar “esquisito”.

    Integração de apps

    Foi com o objetivo de agregar contextualização ao comércio móvel que a Button construiu uma plataforma de integração de apps. A ideia é fazer a oferta de um produto ou serviço de determinado app dentro de outro. Por exemplo: quando o usuário pesquisa sobre um restaurante dentro do Foursquare, pode receber dentro dele uma oferta de reservar a mesa via OpenTable. Ou quando compra uma passagem aérea para uma cidade em um app de viagens, recebe a sugestão de reservar um apartamento via AirBNB. Essas ofertas aparecem no formato de cartões dentro do app onde o usuário está. Caso se interesse e clique para contratar o serviço, um deep link o leva para o novo app já com as informações portadas, como nome do restaurante, no caso do OpenTable, ou o nome da cidade e as datas da viagem, no caso do AirBNB.

    “A maioria dos apps resolve problemas singulares. Está na hora de ampliar isso, mas de forma contextualizada”, aconselha Michael Jaconi, fundador e CEO da Button. Hoje, sua plataforma é utilizada por algumas centenas de aplicativos que recebem cartões de cerca de outros 30 apps, dentre os quais Uber, OpenTable, Ticketmaster e AirBNB. A Button compartilha com os apps a receita gerada. Jaconi argumenta que é mais fácil para o desenvolvedor se integrar ao Button em vez de reprogramar seu app com a API de cada um desses outros serviços.

    SEM COMENTÁRIOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    Sair da versão mobile